Os tuk tuk são comprados na Holanda (agora a Tuk Tour é concessionária em Portugal) e o conceito das visitas não pára de ampliar-se. Em Janeiro, aos programas tradicionais de passeios, desenvolvidos sobretudo ao longo das duas margens do Douro e do centro do Porto, incluindo um nocturno, acrescentaram-se "programas criativos". Estes pretendem "reavivar tradições do Norte do país, do Porto, sobretudo" e podem incluir ateliers: notour de cozinha tradicional, por exemplo, a visita é a mercados e mercearias da cidade com lista de compras que depois vão ser utilizadas para cozinhar; no de azulejaria, a visita a monumentos emblemáticos é seguida de workshoppara que cada um possa fazer o seu próprio azulejo; há ainda tours de fotografia (final na câmara escura) e de surf (entra-se no mar em Matosinhos e no final há sangria).
Hoje, não há sangria no programa, mas o vinho do Porto é incontornável. A primeira paragem desta tarde é na Churchill"s cave boutique em Gaia. Chegamos lá depois de atravessarmos a Ponte do Infante, de termos subido um pouco da Avenida da República e de termos passado por uma das zonas mais "novas" de Gaia - "Gaia deu um salto enorme nesta zona", sublinha Luiz, consultor que até já teve um escritório aqui na cidade - que até não faz parte dos roteiros (obras obrigam a improvisar).
Já percebemos os olhares de espanto que causam os veículos e as saudações de simpatia; a família já passou por vários lugares onde nunca tinha ido - embora já estejam aqui há 48 anos, sublinha Isaura, nascida no Porto, emigrada no Brasil e regressada sem perder as saudades brasileiras ("O Rio [de Janeiro] é onde tenho o coração").
Não é a primeira vez em caves do vinho do Porto - são visitas, aliás, quase obrigatórias quando vem família do Brasil - mas é a primeira vez na Churchill"s, uma winery boutique. A visita passa pela adega, armazém e termina nas salas de recepção - uma estilo british e vistas superlativas sobre o rio que curva à nossa frente enquadrado pela ponte e a serra do Pilar; a outra, vistas mais baixas e versatilidade de funções: nós fazemos uma prova básica, três vinhos do Porto, mas até showcookings se podem fazer. Pouco conhecida, a Churchill's tem pergaminhos no vinho do Porto: o proprietário é um dos filhos da família Graham's, que há já 40 anos vendeu a marca homónima, e as suas especialidades são os vintage e LBV.
A Tuk Tour tem uma filosofia semelhante à Churchill's: um serviço personalizado - cada tuk tuk leva seis pessoas - e quase à medida. Não há horas marcadas, não há ninguém a debitar factos apressados nas paragens. "Disponibilizamos o serviço, mas o cliente é que decide um pouco. Somos flexíveis dentro do horário do percurso", explica Sérgio Eusébio. Por exemplo, há quem vá até à Reserva Natural e gaste lá as suas horas a ver aves, quem peça para ir à praia e fique em banhos de sol, quem se encante durante horas com o charme da piscatória Afurada, entre o bom peixe e o pitoresco das lavadeiras. "E se quiserem parar para fazer compras ou ir a um bar, também não há problema", acrescenta Sérgio.
