Fugas - Viagens

  • Damir Sagolj/Reuters
  • Damir Sagolj/Reuters
  • Damir Sagolj/Reuters

Multimedia

Mais

Ver mais

Continuação: página 6 de 6

Kosovo: Pristina, uma rainha sem coroa

Onde comer

Restaurantes e cafés, em todo o lado. Mesmo. Em Pristina, não faltam opções para petiscar. Desde pequenos estabelecimentos que só vendem bureks e iogurte natural – algo muito tradicional dos Balcãs – até aos restaurantes mais finórios. É preciso arriscar. Quem procurar comidas tradicionais, é melhor sair para as ruas menos turísticas.

Onde dormir

Grand Hotel Pristina
Uma monstruosidade dos tempos da ex-Jugoslávia que ainda funciona. Localizado no início da Avenida Madre Teresa. No seu interior, a atmosfera fria, quase melancólica, proporciona uma viagem no tempo para quem procura a nostalgia da ex-Jugoslávia.  Quartos a partir dos 40 euros.

Swiss Diamond Hotel
Localizado no centro da avenida Madre Teresa, o hotel Swiss Diamond está classificado com cinco estrelas, ostentando todo o luxo dos grandes hotéis mundiais. Um espaço que acolhe conferências internacionais e embaixadores de todo o mundo. Quartos a partir dos 70€ euros.

Hostel Buffalo Backpackers
Quando o orçamento aperta ou a viagem faz mais sentido se for partilhada, talvez a opção seja ficar num hostel. Chelsea e Xili, uma americana e um kosovar-albanês, serão uns anfitriões dedicados e sem tabus para responder a todas as dúvidas. A curiosidade é o menor denominador comum de quem visita o Kosovo. Localizado a 10 minutos do centro da cidade, perto do campus universitário. O preço por noite é de 10 euros, em camaratas, e inclui pequeno-almoço.

Informações

Atenção para quem quer visitar o Kosovo por via terrestre: devido às quezílias políticas ainda existentes entre Kosovo e Sérvia, ter um carimbo no passaporte do Kosovo e tentar entrar na Sérvia pode ser problemático. Ao tentar entrar na Sérvia por via terrestre no Norte do Kosovo, é muito comum os guardas fronteiriços não deixarem passar: irão dizer que os viajantes estavam na Sérvia ilegalmente – sem carimbo –, uma vez que os sérvios não reconhecem a soberania do Kosovo. Ao fazer a viagem no sentido oposto não existe qualquer problema. A moeda do Kosovo é o euro, por isso não se preocupe com câmbios.

--%>