Fugas - Viagens

  • Porto pode repetir título de Destino Europeu do Ano
    Porto pode repetir título de Destino Europeu do Ano Paulo Pimenta
  • Será a Madeira o Destino Europeu do Ano 2014?
    Será a Madeira o Destino Europeu do Ano 2014? Rui Gaudêncio

Madeira e Porto candidatos a melhores destinos europeus do ano

Por Luís J. Santos

Há 20 nomeados para a competição European Best Destination 2014, dois deles portugueses: Invicta aposta forte em repetir vitória de 2012, a Madeira redobra aposta na promoção. Votação online é aberta a todos e decorre de 22 de Janeiro a 12 de Fevereiro (fecha às 23h de Lisboa) em www.ebd2014.com.

A Invicta volta a ter a possibilidade de conquistar o título de Destino Europeu do Ano, depois da ausência no ano passado. Uma ausência com um bom motivo: como venceu a competição em 2012, segundo ditam as regras, não pôde ir a jogo nesta eleição promovida pela European Consumers Choice (ECC), "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas".

Já a Madeira, destacada no site pelas suas “paisagens deslumbrantes e montanhas luxuriantes” ou “clima temperado ao longo de todo o ano” e “calorosa hospitalidade” tem a chance de estrear-se como vencedora nesta votação online anual, agora em 5.ª edição.

Em 2013, Portugal ficou bem posicionado no top final: embora Istambul tenha sido declarado o destino vencedor, Lisboa – que já venceu em 2010 –, conseguiu um honroso segundo lugar, a poucos votos da líder. Este ano, fica de fora.

O motivo, segundo esclareceu à Fugas o director de relações públicas da European Best Destinations, Maximilien Lejeune, deve-se a uma outra regra, a de que apenas podem ser “seleccionadas até dois destinos por país” em cada edição. Como o painel de selecção optou por Porto e Madeira, Lisboa prima pela ausência.

“No próximo ano”, vaticina Lejeune – que até, num registo pessoal, comenta que a capital portuguesa “é provavelmente a mais bela cidade da Europa" –, “Lisboa entrará de novo na competição, especialmente se, e tudo é possível, o Porto vencer novamente o título”.

Entre 22 de Janeiro e 12 de Fevereiro, está aberta a votação global com os “eleitores” a poderem optar entre as 20 finalistas escolhidas por um "júri de especialistas em Turismo". A selecção, explicam, foi feita a partir das cidades "mais visitadas do continente".

O portal European Best Destinations dedica-se ao turismo na Europa e é uma plataforma gerida pela ECC, sedeada em Bruxelas, cujos objectivos passam pelo “desenvolvimento e promoção da cultura do turismo europeus, da sua riqueza, diversidade e qualidade”.

E foco no Algarve
Além das nomeações do Porto e Madeira, haverá mais Portugal em destaque no portal: "2014 será o ano do Algarve", avança Lejeune, "em parceria com o Turismo do Algarve". Segundo precisa o responsável, haverá espaço para uma fotoreportagem exaustiva da região, "à descoberta da sua belíssima Natureza e belíssimas praias", mas também para "os grandes hotéis" algarvios, "as melhores coisas para fazer, restaurantes", etc. A divulgação será feita também em colaboração com um portal dedicado a hotelaria exclusiva" (o European Finest Hotels"). "Portugal oferece uma variedade imensa", refere Lejeune, tem uma série de "rostos" que podem conquistar os "mais variados tipos de viajantes". "Temos actualmente a maior rede de e-turismo na Europa e partilharemos esta informação na nossa rede e nossos sites".


European Best Destination 2014: Destinos nomeados
Com a votação a decorrer (22.01 a 12.02) em www.ebd2014.com, eis os destinos candidatos:
Amesterdão (Holanda)
Barcelona (Espanha)
Bergen (Noruega)
Berlim (Alemanha)
Budapeste (Hungria)
Cannes (França)
Chipre
Estocolmo (Suécia)
Genebra (Suíça)
Glasgow (Escócia)
Londres (Inglaterra)
Madeira (Portugal)
Madrid (Espanha)
Milão (Itália)
Paris (França)
Porto (Portugal)
Praga (R. Checa)
Roma (Itália)
Viena (Áustria)
Zagrebe (Croácia)

--%>