Mais de sete mil utilizadores do megaportal de reservas de hostels escolheram os melhores destinos de 2014, tendo em conta dez categorias, “da vida nocturna, à gastronomia, à aventura ao ar livre”.
Entre os rankings, que no total somam cem entradas, há duas cidades portuguesas. Em grande destaque, Lagos, eleita o segundo destino com as melhores praias do mundo, atrás de Split (Croácia) e à frente de lugares como Bali (Indonésia), Miami Beach (Estados Unidos) ou Ko Phi Phi (Tailândia), em terceiro, quarto e quinto lugar respectivamente.
Já Lisboa foi eleita como o terceiro destino mais barato do mundo, só ultrapassada por Praga e Budapeste, capitais da República Checa e da Hungria (com os custos estimados pelos utilizadores “tendo em conta os gastos diários como alojamento, transporte, comida, bebida e atracções”).
Entre os tops divulgados este mês contam-se ainda os melhores lugares para vibrar com a vida nocturna (Amesterdão, Londres e Barcelona no pódio), para os amantes de gastronomia (novo topo europeu, com Roma, Barcelona e Paris), para actividades ao ar livre (Interlaken, na Suíça, Machu Picchu, no Peru, e Grand Canyon, nos EUA encabeçam a lista), para história e cultura (Roma, Berlim e Londres), os destinos mais românticos (Paris, França e Florença) e os mais caros (Londres, Paris e Nova Iorque).
Segundo os utilizadores do Hostelworld, os melhores destinos globais foram Londres, Barcelona e Amesterdão, mas é por destinos mais exóticos que desejam viajar em 2015, com Tailândia, Islândia e Nova Zelândia no topo das ambições.