Setembro é aquele mês que parece o canto do cisne de um tórrido Verão. Nas estâncias balneares e no litoral as esplanadas vão esvaziando e deixa de ser preciso marcar lugar na praia com uma toalha madrugadora.
O foguetório das festas de Verão pelas aldeias já se esfumou, os emigrantes abalaram de regresso ao seu ganha-pão, os festivais de música já são memórias desenhadas na poeira e o regresso às aulas e à lufa-lufa da vida quotidiana parece querer agasalhar um Outono prematuro nas nossas vidas. Setembro é um inglório corolário de um Verão quente. É um mês que cheira sempre a fim de festa. Tudo isso é verdade, mas também é verdade que em Setembro os dias continuam longos e bonitos, a brisa do fim de tarde vai soprando com doçura nos deitares de sol meigos e sensuais. As noites pedem um casaquinho de malha, mas ainda convidam a conversas demoradas e a descortinar as constelações no céu. Em Setembro há uma calma no ar, uma calma boa para partir à descoberta do nosso país e dos seus encantos de fim de Verão.
Portugal é um pequeno país. Mede 700 quilómetros de altura e 250 quilómetros de largura, mas nele cabe um mundo de aventuras. Desde o montanhoso Norte até às planícies douradas do Sul, passando por cidades cosmopolitas e vibrantes, aldeias perdidas, serras, rios, parques naturais, há cenários para todos os gostos e para todas as bolsas e o melhor desta imensidão é que tudo cabe em distâncias relativamente curtas para fazer em três dias de viagem de automóvel.
Este Setembro faça do fim do Verão uma festa privada e parta em busca das estradas mais cénicas, das aldeias perdidas do interior, das praias mais secretas, do melhor da imensa e variada gastronomia, dos vinhos elegantes e carismáticos, dos castelos, igrejas e todo o imenso e património de um país com 900 anos de histórias para contar.
Não há melhor forma de descobrir um país do que por estrada — e quanto mais secundária, melhor. Aqui ficam dez grandes viagens para fazer de automóvel em Portugal. De braço de fora, cabelos ao vento e com um país a passar na janela do seu carro.
Sozinho, com os amigos ou a família, com a namorada ou o namorado, com o cão ou o periquito. De moto ou de descapotável, de chaço ou de autocaravana. A dormir em parques de campismo, pensões de 20 euros, no carro, ou em hotéis de luxo e acolhedores turismos de habitação. A comer do bom e do melhor ou enlatados de atum com picadinho de cebola. Tanto faz.
O que importa é que se faça à estrada. Tem um país inteiro para descobrir. E o melhor mês do ano para o fazer é este, Setembro, mês das vindimas no país do vinho, em que as paisagens vão ganhando o seu dourado final e em que os dias correm com mais calma para melhor saborear os prazeres da vida. Faça-se à estrada como uma brisa de um fim de tarde de Verão.
1. Douro, faina fluvial
Duração: 3 dias | Distância: 280km
Percurso recomendado: Salto de Castro - Miranda do Douro - Freixo de Espada à Cinta - Barca D’Alva - S. João da Pesqueira - Pinhão - Peso da Régua - Resende - Cinfães - Porto