O voo internacional mais curto do mundo, que teve a sua estreia esta quarta-feira, tem a duração de oito minutos. Faz a ligação entre localidades a 20 quilómetros.
A People's Viennaline, uma pequena companhia aérea austríaca, é a responsável pelo voo que atravessa a fronteira entre a Suíça e a Alemanha. Em concreto, a viagem liga St. Gallen-Altenrhein, na Suíça, e a cidade germânica de Friedrichshafen.
A companhia aérea vai realizar a viagem, que não dá tempo nem para adormecer, duas vezes por dia. O custo, só de ida, é de 40 euros.
O voo sobrevoa o Lago de Constança, que é atravessado pelo rio Reno, e situado na fronteira da Alemanha com a Suíça e a Áustria. A alternativa é uma viagem de carro de 63 quilómetros que dura aproximadamente uma hora ou o comboio que demora cerca de duas horas a percorrer o mesmo trajecto.
Anteriormente, o voo internacional mais curto do mundo ligava a capital austríaca, Viena, à capital da Eslováquia, Bratislava, com uma duração de dez minutos. A viagem foi lançada pela companhia low-cost da Áustria FlyNiki.
Em contraste, no mês passado, a Air India estabeleceu o novo recorde da rota sem paragens mais longa do mundo. Sobrevoando o Pacífico, a ligação entre Deli e São Francisco percorre, no total, 15.300 quilómetros.