Depois de Barcelona, Madrid e Málaga, em Espanha, e Paris, em França, a Waynabox aposta em Portugal, com viagens-surpresa a partir de Lisboa e Porto. A chegada a terras lusas – onde em 2015 venceu o concurso TAP Creative Launch - traz ainda dois novos destinos na bagagem: Funchal e Ponta Delgada.
As premissas são simples: um fim-de-semana para um mínimo de duas pessoas, com voos e duas noites de alojamento incluídos, por um preço fixo de 200€ por pessoa (ou 250€, caso sejam os “últimos lugares”). O destino? Esse é definido pela empresa e mantém-se surpresa até dois dias antes da partida.
A Waynabox foi fundada em Março de 2015 em Barcelona por Pau Sendra, Ferran Blanché e Dani Jiménez, “três jovens empreendedores viciados em viagens e com fortes ligações ao universo digital”, descrevem em comunicado. Desde então, a empresa já teve mais de 20 mil clientes e uma facturação superior a 3,5 milhões de euros.
“A nossa ambição é sermos líderes no mercado de experiências de viagem e a abertura em Portugal era, para nós, uma etapa fundamental na persecução desse objectivo”, afirma André Costa, representante da empresa em Portugal.
Segundo o responsável, “o destino já não é o principal factor determinante” para muitos viajantes. Prevalecem os aspectos emocionais, a companhia para a viagem, o tipo de aventura proposto e o preço, enumera. É aí que entra a Waynabox, “a primeira empresa na Europa a oferecer viagens para destinos surpresa”, cuja proposta passa por “uma nova forma de viajar, mais espontânea, divertida, emocionante e acessível”.
No acto da reserva, o cliente tem apenas de indicar o número de viajantes, seleccionar o aeroporto de partida e as datas da viagem (para viajar de sexta a domingo ou de sábado a segunda; sendo que aconselham a reservar com um mínimo de duas semanas de antecedência, embora não seja obrigatório). É possível ainda eliminar gratuitamente um destino (ou até um limite máximo de nove, mediante uma taxa suplementar) ou limitar as faixas horárias a serem utilizadas para os voos (caso não seja indicada qualquer restrição, a empresa “compromete-se a assegurar a permanência mínima de 48h no destino”.
A partir daí, a Waynabox atribui “automaticamente uma lista de 12 destinos possíveis, de entre os mais de 50 que disponibiliza”. Dois dias antes da partida, o cliente recebe um email com a revelação do destino, assim como os bilhetes de avião, os dados da reserva de alojamento e um guia informativo “único” sobre a cidade que vai visitar, que inclui “dicas e sugestões de pessoas locais”.
Entre os destinos possíveis estão cidades como Paris, Lyon, Marselha, Nice, Milão, Roma, Turim, Palma de Maiorca, Ilhas Canárias, Barcelona, Madrid, Tenerife, Tânger, Bruxelas, Hamburgo, Colónia, Frankfurt, Munique, Dusseldorf, Berlim, Amesterdão, Budapeste, Bucareste, Copenhaga, Oslo, Estocolmo, Dublin, Londres, Manchester, Liverpool, Birmingham, Malta, Roterdão, Genebra, Nantes, Pisa, Varsóvia ou Vílnius.