Dezassete viagens, cinco chefs, um comboio. A segunda edição do Vila Joya no Douro chega em Maio, com um novo nome. The Presidential é uma homenagem ao comboio onde tudo acontece. Gonçalo Castel-Branco, o responsável do evento, descreve o renovado formato como “um produto turístico de qualidade mundial”.
As estrelas da viagem são os chefs. Dos cinco que marcarão presença no Presidential, apenas os dois primeiros foram anunciados por Gonçalo Castel-Branco. Esben Holmboe Band é chef e co-proprietário do inovador restaurante norueguês Maaemo, vencedor de três estrelas Michelin. Esben, o mais novo detentor de três estrelas do mundo, será responsável pelo menu da primeira semana, de 3 a 7 de Maio. Os dias 10 e 11 de Maio estarão a cargo de Pedro Lemos, chef do restaurante homónimo de uma estrela, localizado no Porto.
É precisamente do coração da Invicta que parte o comboio presidencial. Pela segunda vez, a histórica Estação de São Bento será o ponto de partida da viagem. Com os vales do Douro como pano de fundo, o menu de degustação de quatro pratos, preparados por um chef a bordo, entra em cena.
O destino é a Quinta do Vesúvio. Aí, os passageiros vão participar numa prova de portos Grahams. Ao voltarem a embarcar, os convidados serão surpreendidos por uma carruagem-bar com música ao vivo e uma carruagem-salão de chá, para a sua viagem de volta ao Porto.
Os bilhetes já estão à venda no site e custam 500 euros por pessoa.