Foram 30 mil hectares de área ardida, oito mil só em Almodôvar e uma situação absolutamente dramática para os muitos pequenos agricultores que aqui tinham as suas parcelas de terreno. Desde então, e com a ajuda do trabalho de limpeza dos sapadores florestais, a serra tem vindo, a pouco e pouco, a regenerar-se.
E uma das apostas, sublinha o presidente da Câmara, António Bota, é precisamente o medronho, que aqui, garante, “é o melhor do mundo”. A localização do município é muito particular. “Olhamos para norte e vemos uma planície autêntica, amarela, olhamos para oeste e para sul e vemos a serra do Caldeirão, riquíssima em produtos endógenos.” A qualidade do medronho, explica o autarca, tem a ver com a quantidade de sol que os medronheiros recebem, amenizada pela aragem fresca da serra.
O grande número de pequenos produtores artesanais foi-se reduzindo — as altas taxas que são cobradas pela elevada percentagem de álcool do medronho, cerca de 50%, ajudam a explicar isso — e hoje existem três grandes produtores, cuja produção é já insuficiente para a procura. No entanto, acrescenta António Bota, há muita gente a plantar pomares de medronho — da mesma forma que há um produtor inglês a fazer um grande investimento no vinho, com a plantação de 200 hectares de vinha.
O outro produto que enche de orgulho o município é o mel. “Temos produtores que exportam para as grandes indústrias na Alemanha e que nem vendem ao consumidor comum, as empresas vêm buscá-lo directamente”, diz o autarca. A variedade de plantas da serra, do rosmaninho à esteva, facilita a vida das abelhas e leva a que algumas das melarias do concelho comecem já a fazer a reprodução de animais para aumentar a produção.
Guia prático
Onde dormir
Monte Coito
Turismo rural, com um pequeno-almoço a não perder.
Tel.: 963 882 041
Email: geral@montecoito.pt
www.montecoito.pt
O que visitar
Museu da Escrita do Sudoeste
Rua do Relógio
Tel.: 286 665 357
De segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Museu Severo Portela
(com o núcleo dos sapateiros)
Rua de Beja, 2
Praça da República
De segunda a sábado das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Igreja Matriz de Santo Ildefonso
Convento de Nossa Senhora da Conceição
Para provar
Feira do Cogumelo e do Medronho (Novembro, aldeia de São Barnabé, serra do Caldeirão). Restaurantes com especialidades regionais: Camões (não perder o cozido de grão), Taberna Serafim e O Moinho.
Próximas etapas do Terras Sem Sombra
Santiago do Cacém
25 e 26 de Março
Concerto na Igreja Matriz de Santiago Maior e passeio pelo montado em torno do Convento do Loreto
Castro Verde
8 e 9 de Abril
Concerto na Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição e o ciclo da lã no Campo Branco
Serpa
6 e 7 de Maio
Concerto na Praça da República e passeio pelo olival tradicional da Serra do Ficalho
Sines
3 e 4 de Junho
Concerto na Igreja Matriz de São Salvador e passeio à descoberta dos monges eremitas da Junqueira
Beja
17 e 18 de Junho
Concerto na Catedral e passeio pelos mistérios e tesouros do Guadiana