A maioria dos portugueses desconhece o interior de Portugal, desaproveitando assim uma das formas mais agradáveis de fazer turismo dentro e fora de fronteiras, o turismo vínico, aquilo a que se convencionou denominar como enoturismo.
Não caia na tentação de acreditar que o enoturismo é uma proposta exótica destinada exclusivamente aos apaixonados pelo vinho, uma tentação exclusiva para aqueles que têm o vinho em tamanha consideração que até se dão ao trabalho de viajar para o provar.
O enoturismo não só está ao alcance de todos como é um pretexto ideal para passar momentos de lazer individuais ou em família, momentos de tranquilidade e serenidade que lhe permitirão descobrir um outro lado de Portugal.
Um tipo de turismo que permite conhecer pessoas interessantes e com histórias para contar, um tipo de turismo que permite debruçar-se sobre valências tão díspares como a arquitectura ou a gastronomia mergulhado em paisagens de cortar a respiração. Mais que um propósito por si próprio o enoturismo, é o pretexto perfeito para viajar por paisagens extraordinárias fora dos circuitos tradicionais que lhe permitem conhecer um outro lado de Portugal.
O enoturismo define-se como um ramo do turismo mais próximo dos valores da natureza e do prazer hedonista, atraindo um grupo de visitantes que privilegia um envolvimento mais directo e íntimo com a história, cultura, gastronomia e, como não poderia deixar de ser, com o vinho nas suas diversas vertentes.
Apesar de presente, porém, o vinho funciona mais como um expediente ou um catalisador que um motivo único para esta forma alternativa de fazer turismo, aliciando turistas exigentes e com um padrão cultural mais elevado, viajantes com exigências superiores e um espírito crítico mais desenvolvido.
O vinho e a gastronomia, temas indiscutivelmente indissociáveis entre si, potenciam a visibilidade das pequenas e das grandes diferenças regionais, acentuando a identidade de cada região.
A vontade de fazer enoturismo é conciliável com as motivações tradicionais para fazer turismo, sejam elas o simples descanso, viagens de negócios, visitas a amigos ou familiares, golfe, lazer, descoberta de paisagens, história, aventura, praia ou qualquer outro tipo de motivação.
Para os produtores associados ao fenómeno, o enoturismo é igualmente uma oportunidade única para difundir os seus atributos, promovendo e aproveitando um contacto directo com o consumidor, criando um laço afectivo que perdura para além do momento da visita.
Num passado ainda muito recente seria muito difícil falar de enoturismo em Portugal. A oferta era escassa, o número de espaços abertos era incipiente e as propostas eram tendencialmente amadoras, vivendo mais do entusiasmo e da boa vontade dos poucos proponentes que de um serviço verdadeiramente profissional e consequente.
A Herdade do Esporão foi um dos primeiros projectos a despontar para esta nova realidade e a mudar o paradigma, investindo seriamente e de forma organizada numa estrutura pensada e desenhada especificamente para o efeito, juntando a componente turística, paisagística, gastronómica e comercial à produção de vinho e azeite.