Fugas - Vinhos

O chef Ljubomir Stanisic recebeu o prémio David Lopes Ramos, distinção da Revista de Vinhos que homenageia o falecido jornalista da Fugas

O chef Ljubomir Stanisic recebeu o prémio David Lopes Ramos, distinção da Revista de Vinhos que homenageia o falecido jornalista da Fugas Nuno Ferreira Santos

Prémios Revista de Vinhos e Wine para os melhores do ano

Por José Augusto Moreira

Luis Pato é o senhor do vinho, o Madeira Tinta Negra 50 anos da casa Henriques e Henriques o vinho do ano, Bernardo Cabral o enólogo do ano e André Magalhães a personalidade do ano na gastronomia.

Tal como vem acontecendo nos últimos tempos, a Revista de Vinhos e a Wine escolheram aqueles que ao longo de 2015 mais se destacaram nas áreas dos vinhos e da gastronomia.

Ambas as publicações anunciam as escolhas — da responsabilidade dos respectivos corpos editoriais — em concorridos actos com o brilho e o entusiasmo que são próprios a este tipo de distinções. Primeiro a Wine, numa cerimónia que teve lugar no final de Janeiro no Hotel Crown Plaza, no Porto, e agora a Revista de Vinhos (RV), que entregou os prémios na noite de ontem, no Velódromo de Sangalhos, na Bairrada.

As duas revistas destacam os vinhos que os seus colaboradores melhor pontuaram nas provas que foram feitas ao longo do ano. Se a RV opta por destacar um conjunto de 30 vinhos, aos quais atribui o Prémio de Excelência, já a Wine opta por uma lista graduada com as melhores pontuações, aqueles que para os provadores foram os melhores do ano.

É no topo desta lista que aparece o Henriques e Henriques Tinta Negra 50 anos, um vinho Madeira que custa 125€, com os mesmos 19 pontos que o segundo classificado, o Porto Burmester Colheita 1952, 260€ cada garrafa.

Entre os 30 vinhos que no último ano “enfeitiçaram” os provadores da RV está um espumante (Murganheira Chardonnay Branco 2008), dois Alvarinho de Monção-Melgaço(Curtimenta 2013 de Anselmo Mendes e Quinta do Soalheiro Reserva 2014), um branco do Dão (Primus 2013), três Porto, dois Madeira. Douro e Alentejo são as regiões mais representadas, oito tintos cada.

Na Wine merece destaque a distinção de Charles Symington como enólogo do ano, e o projecto Cantinho das Aromáticas arrebata o prémio para o melhor produto artesanal pelo Lote Reserva Erva-Príncipe.

A par de Luis Pato, a RV escolhe um conjunto de personalidades e instituições que considera “os melhores do ano”/“campeões 2015”. Organizações como a Gran Cruz, Niepoort Vinhos, Adega Mayor ou a Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, emparceiram com personalidade como o professor Nuno Magalhães e Bernado Cabral, o enólogo do ano. Álvaro van Zeller é reconhecido como enólogo do ano na área os vinhos generosos, e também outro dos elementos do painel de provadores para as edições especiais de vinhos da Fugas, Ivone  Ribeiro e a sua Garage Wines, recebe o título de garrafeira do Ano. 

Ainda ligado à Fugas, a RV atribui o Prémio David Lopes Ramos ao cozinheiro Ljubomir Stanisic, enquanto João Rodrigues (Feytoria, Lisboa) é o chef do ano para a Wine.

--%>