Fugas - hotéis

O Vidago Palace voltou a ser premium

Por Andreia Marques Pereira ,

Nunca foi um hotel qualquer e agora ainda menos, que ganhou uma estrela para fazer cinco. Para isso, desfez o interior para renascer com o espírito original - e isto significa sofisticação, elegância e luxo - e todas as comodidades modernas, incluindo um spa de autor. O Vidago Palace Hotel fez cem anos e foi (re) inaugurado: uma nova vida que se quer igual à dos primórdios.

Não foi uma surpresa total, porque já víramos fotos. Mas a sensação de passar os portões de ferro, caminhar pela alameda mergulhada num bosque centenário que se abre perante a monumental fachada ocre avermelhada é como uma pequena viagem no tempo - e no espaço: de repente poderíamos estar numa estância termal austro-húngara a ver passar uma comitiva imperial.

Não importa sequer se chovia e se a humidade se entranhava, porque quando a alameda se fez praça e subimos a escadaria para a porta principal do Vidago Palace Hotel tivemos a clemência dos céus e pudemos absorver a atmosfera de fim-de-século que (ainda) ali se respira, entre palácio e parque - e Trás-os-Montes a toda a volta.

Na verdade, o Vidago Palace Hotel é uma grande ironia do destino - da História. Foi mandado construir por D. Carlos com toda a pompa e circunstância que a realeza e aristocracia europeia lhe mereciam - queria ali recebê-las e, claro, impressionar. Mas o primeiro sopro da História passou em forma de regicídio e o convidado de honra para a inauguração seria D. Manuel II. Diz-se que esteve marcada para 5 de Outubro de 1910, mas a República intrometeu-se: a abertura foi um dia depois, a 6 de Outubro de 1910, a bênção republicana a substituir o fausto real.

Hotel da república, portanto, este, que até é palácio e que um século depois foi então (re)inaugurado (a 6 de Outubro, embora funcione em modo soft opening desde 30 de Julho): novamente sob o olhar atento do poder - o primeiroministro José Sócrates não faltou -, novamente para agradar às classes (mais) abastadas - conseguiu mais uma estrela, chegou às cinco, e entrou no clube restrito dos The Leading Hotels of the World.

Passaram cem anos, o Palace Hotel não é o mesmo - ou é? Um século é muito tempo - mais do que sufi ciente para remodelações, face-liftings menos conseguidos e para a decadência se instalar, primeiro sub-repticiamente, depois sem vergonha. Quando o Vidago Palace fechou, o seu declínio era mais do que evidente. Por isso, agora caminhamos num hotel que não foi restaurado, porque não o podia ser - foi reconstruído. E, a acreditar nas palavras de Rosário Pinto dos Santos, directora de marketing e de vendas da G.L.A. Hotels, a quem a Unicer (proprietária do espaço) cedeu a gestão do hotel, depois de várias reestruturações ao longo dos anos, já há várias décadas que o Vidago Palace Hotel não se parecia tanto com o original. Afinal, sabemos que para tudo permanecer igual é necessário que tudo mude.

Neste caso, foi necessária toda uma reconstrução para se regressar ao espírito original. Há quem aponte com tristeza a substituição da madeira do salão nobre, o fim dos óleos nas paredes - e, sobretudo, a "substituição" da antiga piscina em "8". E há quem compreenda o que foi feito, como concessões da modernidade dentro do espírito original do hotel.

Um século é muito tempo - mais do que sufi ciente para muitas vidas e muitas histórias. "Vinha para cá desde criança", recorda Luísa Furtado - com os pais e os irmãos, primeiro; com o marido e os filhos, depois. Agora, veio novamente com o marido, o arquitecto Fernando Maia Pinto, director do Museu do Douro, para a reabertura e não resistiu a espreitar um pouco mais o hotel. Na escadaria, que é uma espécie de assinatura do hotel - dupla, de madeira, que se une um breve momento para novamente se dividir - lembra-se de "brincar às caçadinhas". "E havia a escadaria para baixo, para o que chamávamos a boîte". Ainda há - e havemos de ir à boîte (que já não o é). "A sensação na mata quando vi o hotel igual... Julguei que ia ver tudo moderno, do Siza Vieira" (o arquitecto é responsável pela reabilitação exterior do Palace).

Nome
Vidago Palace
Local
Chaves, Vidago, Parque de Vidago, Apartado 16
Telefone
276990900
Horarios
e
Website
http://www.vidagopalace.com
--%>