Fugas - hotéis

Continuação: página 3 de 3

Grande Hotel do Porto

A maioria dos quartos do hotel são standard, produtos da renovação da década de 60 - o mobiliário é paradigmático -, e a requalificação aqui chegará. Não chegará (pelo menos em moldes tão "radicais") ao que são "os grandes trunfos do hotel": as duas suites oitocentistas (as "suite charming"), com o seu mobiliário pesado, abundante (camiseiros, roupeiros, mesas, secretárias, sofás...) e rebuscado em ornamentos (dourados) e mármores. Há antecâmara, sala, quarto de vestir, casa de banho (completamente forrada a mármore) - e pesados veludos.

Manoel de Oliveira frequentou o hotel durante a juventude e regressou recentemente para filmar "Cristóvão Colombo - O Enigma": a noite de núpcias dos dois personagens principais acontece no Grande Hotel do Porto; o restaurante fez as vezes de um seu congénere nova-iorquino. Abre-se o livro de honra do hotel e desfilam perante nós figuras emblemáticas, Eça de Queirós esteve aqui, assim como António Lobo Antunes; a realeza inglesa também não se esquivou, o príncipe de Gales, mais tarde Eduardo VIII, até deixou uma dedicatória. Pelo menos é o que se conta - um hotel com estes anos tem muitas histórias que são contadas de geração em geração: a página com o autógrafo do futuro monarca desapareceu, pelo que a sua breve passagem pertence unicamente à tradição oral do hotel. Essas histórias continuarão a fazer parte da tradição do Grande Hotel do Porto, que se prepara para o futuro sem esquecer o passado.

 

Onde come

Estamos no centro do Porto e não é difícil encontrar restaurantes para todos os gostos e todas as carteiras. Quem quiser ficar pelo hotel, o Restaurante Renascença oferece um "buffet" do dia - entre as 12h30 e as 15h00 - que inclui entradas diversas, o prato principal (peixe e carne) e sobremesas, por €13,50 (€15,50 ao domingo). Ao jantar, das 19h30 às 22h00, há o menu "à la carte" e, durante o Verão, sugestões especiais.

Do Grande Hotel, todo o centro histórico do Porto está à distância de uns passeios a pé - a Ribeira (e as caves em Gaia), a Sé, os Clérigos, os Aliados. Ali na rua, pode tomarse um café no Majestic (e prolongar a sensação de Belle Époque) e subir até ao Teatro São João. Para fazer compras, a Rua de Santa Catarina é o local ideal e para visitar o resto da cidade os transportes estão à porta - autocarros e metro.

Nome
Grande Hotel do Porto
Local
Porto, Porto, Rua de Santa Catarina, 197
Telefone
222076690
Website
http://grandehotelporto.com
--%>