Fugas - hotéis

  • Pedro Cunha
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O hotel onde a Cinderela deixou o sapato

Por Álvaro Vieira ,

O Tróia Design Hotel parece ter sido construído à volta do sapato gigante concebido por Joana Vasconcelos com panelas e testos. Há outras obras de arte para ver neste hotel de localização privilegiada, onde Álvaro Vieira (texto) e Pedro Cunha (fotos) se impressionaram sobretudo com as vistas para o Atlântico, o Sado e a Arrábida.
É como se o quarteirão mais valioso da "ilha" do Tio Patinhas tivesse sido comprado pelo seu rival Patacôncio, ou vice-versa. O Blue e Green Tróia Design Hotel, da Amorim Turismo, fica mesmo no centro do golden square do eco-resort da península do Sado, do qual a Sonae Turismo é a promotora. No quarteirão mais central, a Amorim Turismo investiu qualquer coisa como 156 milhões de euros, incluindo já a licença de jogo, e ali concentrou o casino - que tem a abertura marcada para 1 de Janeiro de 2011 -, o centro de congressos e este Tróia Design Hotel, de cinco estrelas.

É um equipamento à altura do "Design" que ostenta no nome. Aqui tudo parece celebrar o traço. A começar pelo aspecto exterior do edifício, que aproveitou a estrutura externa da torre projectada pelo arquitecto Conceição e Silva nos anos 70, e acrescentou-lhe um novo módulo da mesma altura, justamente aquele que se distingue pela configuração irregular, ora ondulada ora angulosa, das suas enormes varandas debruçadas sobre a nova marina de Tróia.

O desenho original destes grandes balcões de vidro azul, onde à noite se acendem contornos em néon de cor variável, asseguram que o Tróia Design Hotel, cuja remodelação ficou a cargo do gabinete de arquitectura Promontório, é o edifício que mais se distingue na silhueta da península, a qualquer hora do dia, seja de Setúbal seja da serra da Arrábida.

Provocar emoção estética é um dos objectivos do Tróia Design Hotel. Este desiderato é imediatamente apreendido do exterior, mas é no interior que se afi rma como vocação estratégia. A Amorim Turismo orgulha-se da colecção de obras de arte contemporânea que espalhou pelos quartos, apartamentos e espaços comuns do complexo. Além de peças de mobiliário assinadas por alguns dos mais conhecidos designers, o hotel dispõe de um acervo de 250 obras seleccionadas pelo curador Miguel von Haff e Pérez especificamente para os quartos. É uma colecção de trabalhos de jovens autores portugueses, com carreiras que ainda podem ser consideradas "embrionárias", mas que, nalguns casos, já conheceram momentos de reconhecimento e a consequente visibilidade. A 14 deles, Miguel von Haff e Pérez encomendou uma centena de fotografias. As outras 150 obras são trabalhos originais de pintura e desenho, como explica o próprio curador no livro sobre a colecção de arte contemporânea do Tróia Design Hotel, do qual existem exemplares para consulta em vários pontos do hotel.

A colecção também inclui obras de artistas consagrados. A Amorim Turismo encomendou a Pedro Cabrita Reis as 16 pinturas de The Blue e Green Suite, que podem ser vistas nas paredes do restaurante Blue e Green do hotel, e comprou duas peças ao escultor Carlos Henrich destinadas ao átrio do casino.

Mas a obra mais emblemática do hotel é a gigantesca Sandália Cinderela (2007), de Joana Vasconcelos, que a Amorim Turismo comprou em 2008 já a pensar instalá-la aqui. São centena e meia de panelas e respectivos testos em inox, que formam um sapato de salto alto, altíssimo. A peça tem 2,70 de altura por 4,30 de comprimento e uma personalidade tão forte que se fica com a ideia de que o hotel foi construído à sua volta. Fica no átrio, no rés-do-chão, no enorme fosso quadrado à volta do qual 16 andares de varandas envidraçadas e espelhadas se debruçam sobre o sapato de aço, que até parece de cristal.

Nome
Tróia Design Hotel
Local
Grândola, Carvalhal, Marina de Tróia
Telefone
265498000
Website
http://www.troiadesignhotel.com
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