Fugas - hotéis

  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta

Continuação: página 2 de 4

O meu hotel dava um filme

Agora, no Porto Centro, o filme é sempre o mesmo e vê-se também da rua: os janelões tomam o lugar dos ecrãs e são às dezenas os espectadores que param, mão em concha e nariz encostado ao vidro, para espiar a acção e cenário interiores. O hotel, erguido das cinzas graças a um projecto de Nelson de Almeida e Rosário Rodrigues da FA Arquitectos, passou a ser o próprio filme. "Todos os dias há gente de cara colada ao vidro e entram dezenas de pessoas só para espiar." "As pessoas acarinham muito o edifício e a sua recuperação", garante a responsável, porque "o miolo era uma ruína" (o edifício estava há mais de duas décadas parado em decadência, gorado um plano do grupo Solverde para criar uma sala de bingo), "até um perigo para a saúde pública".

Do velho Águia, fica o espírito e alguns objectos, estando a ser recuperadas imagens de outros tempos. Vê-se um suporte de partitura da antiga sala (que agora documenta a vida do edifício, "para as pessoas perceberem que estão num edifício com história"), um microfone antigo, uma bobina de filme e, entre outros achados, uma placa em homenagem à actriz Ângela Pinto que, nos anos 30, foi protagonista de um Hamlet na sala. 

Logo à entrada do hotel, há, de facto, uma imponência teatral: passada a entrada, uma escadaria permite descer alguns degraus para o lobby e zona de bar ou subir para um mezanino que funciona como sala de estar. De ambos, admira-se a vida da rua e a igreja. Melhor ainda é ficar num dos quartos com janela - ou mesmo grande varanda, no caso do 1.º piso - virados para a praça. Não é todos os dias que se dorme numa fachada de filme.


O chique económico

No Porto Centro, "juntamos o sofisticado com o económico", resume Gisela, enquanto passeamos pelo edifício, cuja dimensão surpreende, já que o corpo não é visível do exterior: numa forma de L, reparte-se por 125 quartos, entre duplos e familiares, e ainda guarda um novo e especial espaço, antes ocupado pelo cinema e agora "libertado": um quadrado de boas dimensões com um jardim-esplanada, complemento do bar do hotel, um achado no centro da cidade.

O económico aqui, contas feitas, não é em vão: o preço é de 39,99 euros por um quarto duplo (mais cerca de 20 ou 30 conforme sejam quartos de quatro ou seis pessoas) - "e é um preço contínuo", faz questão de sublinhar a responsável, "não é um "desde"". "O preço que anunciamos para um quarto é esse mesmo".

A este valor só acrescem custos opcionais de pequeno-almoço ou estacionamento. "Somos um hotel budget", sublinha, para contrapor com a moda dos low cost/baixo custo. "Aqui não há serviços adicionais. Até a Internet sem fios é gratuita" (e, sublinhe-se, não faltam por aí muitos hotéis mais estrelados a cobrá-la a peso de ouro). O preço é promocional mas, garantem, "não andará muito longe destes valores". O mote da cadeia B&B - que se estreia em Portugal, através de um franchising gerido pelo grupo Endutex -, é "superar as expectativas que o cliente de um duas estrelas possa ter", diz-nos. Isto é, "nada de muitos luxos", como se espera, mas sempre com um "ambiente confortável com design e qualidade a um preço económico".

"A cadeia usa uma frase que resume bem o conceito", cita a subdirectora: "Não temos chão de mármore mas temos Net gratuita". "Cortamos em coisas supérfluas" mas "fazemos questão de ter detalhes de extrema qualidade, seja o colchão ou a almofada, que podem ser de qualidade similar a um quatro ou cinco estrelas, seja um bom pequeno-almoço". "Digamos que podemos não ter candeeiros banhados a ouro ou que poupamos no papel de parede. Mantemos tudo simples para que o preço não reflicta questões supérfluas". 

E o que é isso do económico e chique? Fácil: está no todo e nos detalhes, tanto nos referidos colchão ou almofada (que, diga-se, passaram no teste com distinção), na rede gratuita de Internet e no pequeno-almoço avantajado (frutas frescas, iogurte, leite, queijos, etc. - para outros desejos e momentos, há máquinas de venda automática à disposição), como na elegância global dos espaços - funcionais, arejados, corridos a madeira e cores neutras - ou na insonorização à prova de qualquer ruído.

Nome
Hotel B&B Porto Centro
Local
Porto, Santo Ildefonso, Praça da Batalha, 32
Telefone
220407000
Website
http://www.bbhotels.pt
--%>