Fugas - hotéis

Sara Matos

Continuação: página 2 de 3

Um pedacinho do melhor do Sudoeste, longe das multidões

Sendo associado das Casas Brancas, que reúne vários empresários da região ligados ao turismo, o Monte do Zambujeiro faz a ponte para inúmeras actividades que têm vindo a surgir e a crescer no Sudoeste. É o caso do mergulho científico, acompanhado por equipas de investigação, ou do snorkwalk, onde se descobrem praias apenas acessíveis em maré baixa e se é apresentado à fauna, flora e geologia da zona — riquíssimas, ou não se estivesse num parque natural, que alberga espécies únicas não só no país como no continente europeu.

E ainda há noites de astronomia, passeios a cavalo, de barco ou em Segway, surf, mergulho — enfim, um sem-número de actividades a que se acede com um simples pedido na recepção deste turismo rural.

Mas também há não-actividades, como as massagens, um mimo delicioso e quase obrigatório para os finais de dia.

Longe da estrada, no meio do monte, com o Mira aos pés e aquele cheiro tão característico do Alentejo no nariz, o Monte do Zambujeiro é exemplo do bom, do muito bom, que se pode fazer numa região ímpar na Europa. 

A Fugas esteve alojada a convite do Monte do Zambujeiro

___________________________

Como ir
De Lisboa a Vila Nova de Milfontes são 2h50 se se for pela auto-estrada até Grândola e daí seguir para Sines. Assim que se passa a ponte sobre o rio Mira, a estrada começa a subir. No final dessa subida, sai uma estrada de terra à esquerda, que dá acesso ao Monte do Zambujeiro. Porém, antes de lá chegar encontra-se uma herdade, também do Zambujeiro, que é particular, embora em tempos tenha pertencido à mesma família. Continua-se pelo mesmo caminho de terra em direcção ao rio, ficando o acesso do lado esquerdo.

 

Onde comer

Porto das Barcas
Embora o restaurante já tenha quatro décadas, está desde 2011 sob orientação de Sofia e Bruno Cabecinha, um casal que trocou a capital pelo Sudoeste alentejano. Fica na Estrada do Canal, a quatro quilómetros para norte de Vila Nova de Milfontes, junto ao portinho do Canal, com uma vista privilegiada para o mar. Além do ambiente acolhedor e simples, a comida é fabulosa. Recomendam-se as gambas à Brás, as tibornas alentejanas com queijo cabra e farinheira de entrada ou a massinha de peixe com aroma de hortelã fresca. Depois da praia, ao final do dia, nada como um petisco como os rolinhos de alheira de caça com curgete e queijo da ilha. O preço médio varia entre 18 a 25 euros por pessoa. Tel.: 283 99 71 60 ou 96 185 53 48.

O Josué
Situado a dois quilómetros de uma das praias mais próximas do Monte do Zambujeiro, a meio caminho entre Vila Nova de Milfontes e o Cabo Sardão, esta cervejaria faz as delícias de quem não passa sem o marisco e o peixe fresco, sobretudo sargo. Percebes, navalheiras, santolas, amêijoas, sapateira, lavagante e lagosta, no caso do marisco, ou o robalo, o linguado, o arroz de tamboril, o arroz de marisco, a caldeirada e a massada de peixe são os mais procurados. E claro, como é habitual na região, lá está a moreia frita para petiscar. O preço médio varia entre os 16 e os 24 euros por pessoa. Rua José António Gonçalves, 87 – Longueira. Tel.: 283 647 119 e 936 520 048.

Nome
Monte do Zambujeiro
Local
Odemira, São Salvador, Herdade do Zambujeiro
Telefone
283386143
Website
http://www.montedozambujeiro.com/
--%>