(Do gin tónico falaremos para a próxima.)
Como ir
De Lisboa, seguir pela A2 e sair na segunda indicação para Grândola. Depois, apanhar a estrada nacional em direcção ao Algarve. À chegada à Mimosa, virar à direita para Alvalade e depois seguir em frente pela EN262 até ao Cercal. Na rotunda do Cercal, sair na terceira em direcção a Odemira. Uns dez quilómetros depois, chega-se a São Luís e a uma placa (pequena e do lado direito) que indica, para a esquerda, Relíquias, Lameiros e Monte da Estrada. Virar nessa direcção e novamente dez quilómetros depois chega-se ao Monte da Estrada. Seguir a estradinha que indica o Café Seara. Regra geral, Paula e Alexandre vão buscar os hóspedes a este ponto, dado que o caminho até à Figueirinha, aí uns dois quilómetros, é feito por uma estrada de terra batida. Apesar dos solavancos, qualquer carro, mesmo ligeiro, chega lá facilmente. De Lisboa, a viagem demora cerca de duas horas.
Onde comer
Por encomenda, as refeições podem ficar a cargo de Paula Silva, que pratica uma cozinha simples mas de mão cheia. Quem preferir pode sempre preparar almoços ou jantares ligeiros na kitchenette ou usar a grelha para fazer churrascos. Nas imediações, e mesmo assim ainda são mais de 20 quilómetros, um dos restaurantes mais afamados é a Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes.
O que fazer
A Figueirinha está suficientemente longe e suficientemente perto da costa alentejana. Quem quiser apenas descansar encontra aqui a paz de que precisa - e a piscina biológica refresca os dias mais quentes. Pontualmente, a Figueirinha organiza actividades que tanto podem passar pela apanha da azeitona ou por workshops de escrita criativa. Os que preferirem têm uma mão-cheia de praias, qual delas a mais bonita, a distâncias variáveis. Vila Nova de Milfontes será a mais próxima e a partir dali desenrola-se uma imensidão de areais. A praia do Cavaleiro, próxima do cabo Sardão, fica a uns 50 minutos da Figueirinha mas o passeio vale bem a pena. É uma pequena enseada de águas cristalinas abrigada por lâminas de xisto que se erguem numa enorme falésia. Recomendamos também a praia dos Alteirinhos, a única do concelho de Odemira classificada como zona naturista. Só lamentamos que, aquando da nossa visita, fosse um monte de lixo a dar as boas-vindas a quem chegava ao fim da escada de madeira que conduz ao areal. Para além das praias, a zona é propícia a passeios pedestres, de bicicleta, a cavalo, de barco ou de canoa, nomeadamente no rio Mira e na barragem de Santa Clara.
O ecoturismo
Disponibiliza três quartos, um na casa principal e mais dois na casa recentemente construída. Tem quartos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. A piscina é biológica e grande parte da energia provém de painéis solares.
- Nome
- Figueirinha Ecoturismo
- Local
- Odemira, Relíquias, Monte da Estrada
- Telefone
- 283623306
- Website
- http://www.contra-a-corrente.pt