Fugas - hotéis

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Em Braga, dorme-se na «pensão mais pequena do mundo»

Por Samuel Silva ,

Só entram quatro hóspedes de cada vez na Portuguez Inn. Dizer que é a mais pequena do mundo é um bom truque de marketing mas sublinhe-se que, lá dentro, cabe toda a história da cidade.

Dificilmente passa despercebida. A casa é pequena e tem uma fachada peculiar. Se a isso juntarmos a cor-de-salmão em que está pintada, percebe-se por que chama a atenção de quem passa numa das ruas mais movimentadas do centro de Braga. Depois de vários anos vazia, agora tem lá dentro uma pensão. Perguntar-se-á como, se a casa tem apenas dois andares. É a pensão mais pequena do mundo, dizem eles, e lá dentro só cabem quatro hóspedes.

Chama-se Portuguez Inn esta nova unidade hoteleira bracarense (inaugurada, precisamente, a 12.12.12, aproveitando a "data especial"), localizada na rua Frei Caetano Brandão, a poucos metros da praça que se abre frente à Sé. E, se não bastasse a proximidade de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, esta tem-se tornado também numa das zonas mais movimentadas de Braga, o que torna a localização privilegiada.

No quarteirão entre a rua que acolhe a pensão, a Sé e a rua D. Afonso Henriques abriram, em pouco mais de dois anos, cerca de uma dezena de bares e restaurantes com menu e atendimento contemporâneos, bem como lojas comerciais com oferta diferenciada. Não se estranha, por isso, que seja aqui que acorrem os jovens bracarenses nas noites de fim-de-semana. "Esta é hoje a parte mais interessante da cidade", defende Gonçalo Rocha, um dos dois irmãos que gerem a pensão.

Essa, acreditam, é uma mais-valia para captar clientes que procurem em Braga mais do que a oferta turística tradicional. E foi uma das questões que tiveram em conta no momento em que decidiram avançar para este negócio. A casa que acolhe a Portuguez Inn tinha sido recuperada em 1992 e encontrava-se disponível para arrendar quando, há um ano, o irmão de Gonçalo, Miguel Rocha, passou por lá num périplo fotográfico pela cidade. "Isso suscitou logo a minha curiosidade e pouco tempo depois viemos cá para vermos o interior e percebemos que a quantidade de valências à nossa disposição merecia que pegássemos nela", conta.

Os dois irmãos ainda pensaram em abrir ali uma galeria de arte, mas rapidamente perceberam que no mercado bracarense o negócio dificilmente resultaria. Foi então ganhando força a possibilidade de dedicar o espaço a uma unidade de alojamento. Mesmo que a área disponível não fosse muito grande. Gonçalo e Miguel têm uma empresa de publicidade. E perceberam o potencial de comunicar a casa como a pensão mais pequena do mundo.

Na prática, o que o cliente paga é a casa, onde encontra um quarto de casal e uma sala de estar em que o sofá se transforma numa cama confortável para mais duas pessoas. Assim, a lotação máxima da Portuguez Inn é de quatro hóspedes. "Necessariamente têm que ser pessoas que se conhecem", precisa Gonçalo Rocha.

A casa fica por conta do cliente, que receberá a visita diária de um funcionário pela manhã, que entrega um cesto de piquenique com o pequeno almoço e fará também os serviços de limpeza. O preço-base será de 160 euros por noite para duas pessoas. Quando são quatro os hóspedes da casa, o custo sobe para 260 euros por noite. O custo tem depois variações em funções dos dias de estadia, com desconto de 10% a partir da terceira noite, que vai crescendo sucessivamente até a uma redução de preço de 40% caso o cliente queira alugar a casa por um mês.

Nome
Portuguez Inn
Local
Braga, Cividade, Rua Dom Frei Caetano Brandão, 154
Telefone
962130549
Website
http://www.portuguezinn.pt
--%>