Paulo Figueiredo descreve uma prova de avaliação de carácter: "O empregado do bar dirigia-se ao cliente e perguntava que bebida é que ele gostaria de tomar. O que estava na sala fazia parte da simulação e dizia: "Quero um Moët & Chandon." O empregado chegava ao balcão e o chefe informava que não havia aquele champanhe, mas que era preciso vender alguma coisa ao cliente." A decisão sobre o que fazer ficava então a cargo do candidato a empregado de mesa. Isso é que seria avaliado.
"Nesta encenação, 72% dos candidatos serviram outro champanhe e levaram ao cliente como se fosse Moët & Chandon. Isto para nós é carácter, ou seja, falta dele." Replicaram este processo para bagageiros, recepcionistas, ajudantes de cozinha e as demais tarefas que compõem o funcionamento de um hotel.
"Para ter uma ideia: no momento de abrir o hotel nós tínhamos a equipa toda a pôr móveis, mesas e a equipar os quartos. Criou-se um espírito de equipa completamente diferente de outros casos. Abrimos no dia e hora certos. Isso hoje ainda se reflecte."
Paulo Figueiredo conta como poucos acreditaram ("nem os meus colegas mais próximos") no seu sonho mais imediato: "Chegar a primeiro hotel no TripAdviser em Portugal por reconhecimento dos clientes até ao final de 2012. A meio do ano, já éramos o 2.º nacional, em quase dois mil hotéis." A classificação como primeiro em Portugal e na Europa viria então a confirmar-se em Janeiro de 2013.
Seguir os sonhos é a filosofia do Onyria, cujo próprio nome vem de um vocábulo grego que significa "sonho", por isso todos os colaboradores trazem inscrito na placa que usam ao peito o nome e o sonho que os inspira. Mas em inglês, que é a língua que a maior parte dos clientes consegue decifrar. Assim, demos com sonhos como (e traduzindo) "viajar à volta do mundo", "ser advogada", "que tudo corra bem" ou simplesmente "casar".
Este conceito onírico está presente nos mais diversos pormenores, seja na marca da televisão do quarto, Dream TV, seja nas indicações que se penduram na porta, em que um "do not disturb"/ "não incomodar" se transforma em "still dreaming"/ "ainda a sonhar" ou, no caso inverso, "out for a dream", que se poderá traduzir poeticamente por "em busca de um sonho".
Os clientes são também convidados a revelar os seus desejos num questionário. E pode até ser que tenham a sorte de os ver concretizados, pelo menos parcialmente, com a ajuda do hotel. Paulo Figueiredo exemplifica: "Imagine um cliente que queira ter um Ferrari. Não o terá certamente por via do Onyria, mas poderá ter uma experiência de guiar um no Autódromo do Estoril."
"Melhor risotto do mundo"
De sonho foi também o jantar de degustação que nos foi servido no restaurante Story, pela mão do chef Fernando Monteiro. Antes de conhecermos o seu talento, já Luís Ferreira, director do F&B (Food and Beverage) do resort, nos tinha avisado de que iríamos provar "o melhor risotto do mundo". E contou que, embora sendo cabo-verdiano, a especialização do chef em cozinha italiana começou há muito, no tal restaurante que funcionava no antigo pavilhão de caça do Rei D. Carlos. "De certa forma, o Così fan Tutte era liderado por ele. O espaço vivia mais dos clientes de fora do que dos hóspedes."
- Nome
- Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso
- Local
- Cascais, Cascais, Quinta da Marinha - Rua do Clube
- Telefone
- 214860150
- Website
- www.onyriamarinha.com