Na década de 1920, o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal da Sertã e nele se instalaram o quartel da GNR e as cadeias civis. Numa sala anexa funcionou também, durante vários anos, uma escola primária e a capela do antigo convento, ainda que preservada, mudou de invocação: de Santo António para Nosso Senhor do Bonfim. Já nos anos de 1990, e após a construção de um novo quartel da GNR na Sertã, a autarquia tentou instalar ali uma biblioteca, mas o projecto nunca foi concretizado devido a problemas financeiros. Mais tarde surgiu então a ideia de converter este espaço numa unidade hoteleira.
Carlos Marçal não tem dúvidas de que o novo hotel “alia o requinte de um antigo edifício histórico à qualidade que só um empreendimento desta natureza poderá oferecer”. Elsa Marçal complementa: “Temos 25 quartos, com todas as comodidades que um cliente exigente pode desejar, designadamente free wireless, HDMI, USB e áudio”, além de uma piscina e de um health club para massagens, tratamentos e terapias.
A directora do Convento da Sertã Hotel confidencia-nos a opção da TurisSertã de “ter trabalhado, durante a construção desta unidade e mesmo depois, apenas com empresas nacionais”. “E quando nos era permitido com empresas da nossa região”, sublinha. “A responsabilidade social de uma empresa como a nossa é um valor importante e não podemos ignorar todos aqueles que escolheram esta região para ter os seus negócios”, nota ainda. Carlos Marçal acrescenta: “A qualidade impera por estas paragens e, por vezes, concluímos que algumas empresas familiares trabalham com tanta ou mais qualidade do que muitas das empresas mais conhecidas.”
Uma obra deste género tem sempre surpresas inesperadas. “Encontrámos de tudo ao longo da construção. A equipa do IGESPAR e o arqueólogo que acompanhou a obra permitiram que nada de valor se perdesse, catalogando tudo para uma futura inventariação das peças, que mais tarde poderão vir a estar expostas na capela do convento”, sublinha Elsa Marçal. Mas, para já, deseja apenas que o hotel se torne num “destino de eleição na região Centro do país”.
Como ir
Para quem vem de Lisboa, seguir pela A1 até à saída 7 (A23 - Abrantes/Torres Novas). Depois seguir pela A23 até à saída 10 (Vila de Rei). Tomar a N2 até à Sertã. Para quem vem do Porto, apanhar a A1 até Pombal, seguindo depois pelo IC8 até à saída para a Sertã.
Onde comer
Restaurante Santo Amaro
Rua Bombeiros Voluntários, Sertã
Tel.: 274 604 115
Restaurante Ponte Velha
Alameda da Carvalha, Sertã
Tel.: 274 600 160
______
A Fugas esteve alojada a convite do hotel
- Nome
- Convento da Sertã Hotel
- Local
- Sertã, Sertã, Alameda da Carvalha
- Telefone
- 274608493
- Website
- http://www.conventodasertahotel.pt/