É o que nos apetece fazer também, agora que voltamos a entrar na Casa da Colistrinha e tomamos o pulso ao seu conforto simples. Abrimos a porta e estamos na sala, onde nos chama imediatamente a atenção o pormenor das janelas, a que já aludimos. Depois, detemos o olhar num antigo oratório de madeira que o passar dos anos foi carcomendo e na arca também a revelar idade onde repousa a televisão. Curiosos, mas sem pressas, espreitamos a cozinha, espaçosa e equipada com o indispensável para quem quiser preparar refeições, e rumamos aos quartos, dois, um com cama de casal, o outro com duas camas.
Está-se bem dentro de casa, mas arriscamos dizer que, haja bom tempo, e a festa faz-se lá fora. No Verão, a piscina funciona com um íman, é evidente; em dias mais frescos, o passeio pelos jardins, à sombra dos carvalhos, das oliveiras ou das laranjeiras, é sempre opção a considerar. Mas diz quem sabe - no caso, uma hóspede reincidente do Porto que encontramos frente à Casa das Oliveiras - que em fins-de-semana mais cinzentos a quinta tem uma atmosfera irrecusável. "É mesmo bom, sossegado. Estar dentro de casa, quentinho, a ouvir a chuva, é maravilhoso", comenta Gracinda. Diz isto e abraça Aurora Neto. "Já são da família", explica a proprietária.
Também nos sentimos assim, da família. Na despedida, Aurora encheu-nos de mimos - do lenço de namorados às deliciosas rochas do pilar (ver caixa), passando pelas laranjas da quinta, e ainda houve, claro, aquele abraço sincero - e pediu-nos que voltássemos logo, logo. Ainda não o fizemos, mas para a próxima exigimos a presença de Abílio - o príncipe encantado de uma destas histórias de amor.
Cinco casas de campo com tipologias diferentes
A Casa das Oliveiras tem dois quartos duplos e três casas de banho; a Casa do Coberto tem dois quartos duplos, duas casas de banho e um WC; a Casa da Colistrinha tem dois quartos duplos e duas casas de banho; a Casa do Pedreiro tem um quarto duplo e uma casa de banho; e a Casa da Quinta tem três quartos duplos e três casas de banho. A pedido, há sempre a possibilidade de uma cama extra. Tem piscina para adultos e bebés e ainda um salão de jogos. Preço: 25€ por pessoa, com direito a pequeno-almoço. O pão fresco aparece pendurado na porta todas as manhãs.
A um quilómetro, mais coisa menos coisa, Aurora Neto tem a Casa do Bárrio, um solar que sempre esteve nas mãos da família e que começou a ser construído nos finais do século XVI, com conclusão no século XVIII. Embora a sua vocação esteja mais orientada para serviços de catering (casamentos, reuniões e outros encontros do género), vale a pena a visita.
Quinta de Caldeses. Rua de Caldeses. 4830-435 Moure, Póvoa de Lanhoso. Tel.: 917 323 262. Email: auroraneto@netcabo.pt. GPS: N 41º 36.223 " W 8º 19.567"
A Fugas esteve alojada a convite da Quinta de Caldeses
- Nome
- Quinta de Caldeses
- Local
- Póvoa de Lanhoso, Moure, Rua de Caldeses
- Telefone
- 917323262