Fugas - hotéis

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 3

A proximidade é quem mais ordena

Por falar na natureza, vamos embrenhar-nos nela agora que o sol voltou. O jipe de Ana vai aos solavancos mostrar-nos o cantinho à beira-rio para onde estava marcado o piquenique-surpresa. E em seguida leva-nos às vinhas da família, onde ouvimos o seu irmão, o enólogo Pedro Borges, contar, com nítido orgulho, histórias destas cepas, algumas centenárias. Quando a noite começa a cair, já estamos na adega a provar o tinto Quinta dos Três Maninho e a sorrir com o entusiasmo pueril de Miguel (três anos) por ter visitas na casa da avó.

Catarina tinha razão: o melhor conforto é, muitas vezes, o de proximidade.

A Fugas esteve alojada a convite das Casas do Pátio

_________________________________

Dispõe de quatro casas. A Casa do Ar e a Casa da Água têm um quarto de casal; a Casa do Fogo e a Casa da Terra têm um quarto de casal e um twin. Em época baixa, os preços vão dos 90 euros (Casa do Ar) aos 170 euros (Casa da Terra). Neste momento há promoção que vai dos 15 aos 25%. As tarifas detalhadas podem ser consultadas online. Os preços incluem pequeno-almoço, entregue diariamente em hora previamente combinada. Em todas as casas, há amenities da marca NUXE.

Como ir
Do Porto, é seguir pela A1 ou pela A29 até Aveiro e depois tomar a A25, em direcção a Viseu. Deve sair em direcção a Nelas e entretanto encontrará indicações para as Caldas da Felgueira. De Lisboa, tome a A1 até Coimbra Norte/Viseu. Deve depois seguir no sentido Guarda/Mangualde/Nelas.

O que fazer
A aldeia de Caldas da Felgueira está no mapa muito à conta da sua estância termal — as águas são usadas para tratamento das vias respiratórias e das afecções reumáticas e músculo-esqueléticas. O balneário, a uma curtíssima caminhada das Casas do Pátio, oferece terapêuticas e tratamentos diversos. De resto, o que há para fazer dependerá sempre da vontade e interesse de cada um. As irmãs Minhoto conhecem muito bem a região e estão disponíveis para dar todas as dicas para passeios na natureza ou para visita das povoações próximas — Canas de Senhorim e Nelas, por exemplo. Os interessados na temática do vinho terão a oportunidade de conhecer o projecto Palwines e os vinhos que dele resultam. A Palwines (dos irmãos Pedro, Ana e Luís) produz o Quinta dos Três Maninhos, que a Comissão Vitivinícola Regional do Dão considerou ser o melhor tinto da campanha de 2012. Pedro Borges, o responsável pela enologia, é marido de Catarina Minhoto, pelo que as visitas à adega e às parcelas de vinha que os Borges detêm na região está muito facilitada. O passeio, e a prova do vinho!, valem bem a pena.

Onde comer

Quinta do Castelo
Zona Industrial, Nelas
Tel.: 232 944 642; 963 055 906
www.quintadocastelo.pt

É um restaurante regional também com a vertente salão de festas. Falamos do que comemos: os enchidos são de qualidade, o prato de bacalhau com queijo da serra igualmente e o leite-creme queimado convenceu até quem habitualmente não gosta de leite-creme. O vinho Castelo, produzido a partir dos oito hectares de vinha da quinta, também merece a prova.

Nome
Casas do Pátio
Local
Nelas, Canas de Senhorim, Travessa do Comércio - Caldas da Felgueira
Telefone
966540330
Website
http://www.casasdopatio.pt/
--%>