Fugas - hotéis

  • Nelson Garrido
  • Casa do Miradouro
    Casa do Miradouro DR
  • Casa do Miradouro
    Casa do Miradouro DR
  • Casa da Floresta Relíquia
    Casa da Floresta Relíquia DR
  • Casa da Floresta Relíquia
    Casa da Floresta Relíquia DR
  • Casa da Floresta Relíquia
    Casa da Floresta Relíquia DR
  •  Mata Nacional do Buçaco
    Mata Nacional do Buçaco DR/FMB foto José Moura.
  • DR/FMB foto José Moura

Continuação: página 2 de 2

A simplicidade plantada num paraíso natural

A primeira, que foi buscar o seu nome ao facto de estar situada na Floresta Relíquia - o último reduto de floresta primitiva na região –, próximo do Miradouro das Portas de Coimbra, está equipada com três quartos, com seis camas individuais, casa de banho, sala de jantar, cozinha, varanda com lareira e um pátio que oferece vistas deslumbrantes para a floresta e para o miradouro. E ali mesmo ao lado, quase paredes-meias, a Casa do Miradouro – que tem vista privilegiada para o Miradouro das Portas de Coimbra -, está equipada também com três quartos, com seis camas individuais, casa de banho, sala de jantar e cozinha com lareira.

Por último – mas não no fim -, a Casa da Feiteira apresenta-se como a maior de todas as unidades (estende-se ao longo de dois pisos), com quatro quartos, duas casas de banho, duas salas e cozinha. Situada mais a poente do coração da Mata do Buçaco – e consequentemente mais próximo da vila termal do Luso - apresenta uma distinta conjugação de ambientes, razão pela qual recebeu o título “Vivência”. Sendo composta por diversos locais de estar, quer no interior como exterior, a Casa da Feiteira promete oferecer aos seus hóspedes uma vivência em pleno da paisagem que se apresenta ao seu redor.

Imensidão de caminhos
Seja qual for a escolha dos visitantes, fica uma certeza: ainda que estejam localizadas em ponto diferentes da mata, qualquer uma destas casas constitui um bom ponto de partida para sair à descoberta das riquezas do Buçaco. Dizem que é neste recanto da região Centro que se encontra uma das melhores colecções dendrológicas da Europa - com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos, com exemplares notáveis -, complementada com um conjunto monumental de excepção.

Além do núcleo central composto pelo Palace Hotel do Bussaco e o Convento de Santa Cruz, importa ainda visitar as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros e os miradouros (o da Cruz Alta, por exemplo, oferece vista privilegiada sobre toda a região entre Coimbra e a serra do Caramulo) ou as casas florestais.

Dada a enorme extensão da mata, e a quantidade de património para descobrir, a opção pode passar por fazer visitas guiadas – sujeitas a marcação prévia – ou aproveitar uma das várias acções que a Fundação da Mata do Buçaco vai realizando com regularidade (nos primeiro e terceiro domingos de cada mês, por exemplo, há actividades para as crianças e famílias).

Como ir
Na A1, sair no nó da Mealhada e seguir em direcção ao Luso, através da EN 234. Depois, basta seguir a sinalética até à Mata do Buçaco.

Onde comer
Dentro da mata, conta com as opções do Restaurante do Palace Hotel do Bussaco e a Esplanada da Mata, mas se não se importar de descer até ao Luso o Restaurante Pedra de Sal, situado na Rua Francisco António Dinis, 33, revela-se uma excelente proposta.

Nome
Fundação Mata do Buçaco
Local
Mealhada, Luso, Mata Nacional do Buçaco
Telefone
231937000
Website
http://www.fmb.pt./
--%>