Fugas - hotéis

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 2 de 2

Uma quinta no sopé da Falperra

As portas da Quinta Pedras de Baixo não estão abertas só ao alojamento. Fernando está aposentado e a mulher, Augusta, que foi professora do primeiro ciclo, também. No ano passado, organizaram uma desfolhada, uma pisada de uvas. Não lhes falta planos, agora que a família se está a instalar ali.

Aquele lugar já foi uma azáfama. Quando Fernando e Manuel eram miúdos, havia dois ou três trabalhadores permanentes. Grande parte da propriedade estava entregue a caseiros, que pagavam rendas em vinho, milho, centeio, batata. A família ficava-se pela chamada reserva. Agora, ouve-se máquinas num terreno vizinho a fazer fardos de palha para os animais e é uma alegria.

Fernando gosta de olhar para trás, para as suas raízes. Consegue ir até ao século XVIII. De nenhum antepassado parece orgulhar-se tanto como de Manuel Dias da Silva. “Esse foi ilustre”, explica. “Fez o liceu em Braga. Andou a estudar no seminário.” Seguiu vida académica. “Foi professor catedrático em Coimbra. Fez dois mandatos como presidente da câmara de Coimbra.” Lembra-se de que, quando era miúdo, havia no sótão “uma biblioteca fabulosa”, com livros e até pergaminhos. “Quando fizeram obras na quinta, queimaram tudo. Foram dias e dias a queimar livros.”

Não diz Hermann Hesse, no livro “Uma Viagem ao País da Manhã”, que o nosso caminho é sempre para casa? Esta está situada em Longos, mais perto do centro de Braga do que do centro de Guimarães. E, instalada no sopé da Quinta da Falperra, pode ser um bom ponto de partida para explorar o Minho, a começar pela Citânia de Briteiros, sítio arqueológico da Idade do Ferro, no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, a poucos minutos dali

______________________________

O que fazer
Situada no sopé da Quinta da Falperra, a Quinta Pedras de Baixo fica a cinco quilómetros da aldeia termal de Caldas das Taipas, a outros tantos da Citânia de Briteiros, a oito da cidade de Braga, a mais religiosa do país, e a 12 do centro histórico de Guimarães, classificado como Património da Humanidade.

Preços: quartos no bloco de pedra a 55€ (preço por quarto duplo com possibilidade de cama extra e pequeno-almoço incluído); quartos no bloco de betão a 150€ (preço pelos três quatros duplos, com acesso a cozinha e sala e com pequeno almoço incluído).

Nome
Quinta das Pedras de Baixo
Local
Guimarães, Longos, Rua de Santa Marta, 3262
Telefone
919375011
Website
http://www.pedrasdebaixo.pt/
--%>