___________________________
Como ir
Se for de carro pela A2, siga para a Via do Infante e saia para Olhão-Moncarapacho. Na primeira rotunda, corte na direcção de Quelfes e na rotunda seguinte saia para Tavira/Vila Real de Santo António. Depois de ver as placas para o Aldeamento de Marim, à direita, fique atento. Um pouco à frente está uma placa discreta que indica Fontes Santas, corte aí à direita. Já estará em Quatrim do Sul. Siga em frente, passe o café da Adélia à direita, percorra a estrada que curva ligeiramente à esquerda, passe outro café e a Casa Modesta fica poucos metros adiante, à direita.
O que fazer
Pegue nas bicicletas disponíveis na Casa Modesta ou dê corda aos ténis e aproveite para desenferrujar as pernas na ecovia que percorre o litoral do Algarve e tem uma entrada a poucas centenas de metros da casa. O caminho, plano e em terra batida, serpenteia por entre as salinas da Reserva Natural da Ria Formosa. O parque natural, uma das 7 Maravilhas de Portugal, é também um paraíso para os amantes da observação de aves, por isso não se esqueça dos binóculos. O moinho de marés situado em Marim, junto à sede do parque, também merece uma visita.
À noite, peça para instalarem o telescópio no terraço e fique a ver as estrelas. Se o corpo pedir mesmo muito descanso, entregue-se às mãos do irmão dos proprietários, que faz massagens no spa da Casa Modesta utilizando produtos naturais como a flor de sal, as algas ou a azeitona. Uma sessão custa 70 euros.
Se quiser pegar no carro vá até Olhão (que fica a 6,5 quilómetros de distância) e perca-se pela cidade, demorando-se no centro histórico. No passeio marítimo, os dois mercados municipais – um vende peixe fresco, o outro tem legumes e frutas – são de visita obrigatória: classificados como Monumentos de Interesse Público, os dois rectângulos em tijolo e as torres arredondadas, de inspiração árabe, assentes em estruturas metálicas, distinguem-se na paisagem.
Guarde (pelo menos) uma tarde para passear de barco pela ria Formosa e descobrir os areais imaculados das ilhas-barreira, ou sair à procura dos golfinhos. A Algarve Natura (www.natura-algarve.com), por exemplo, tem opções para todos os gostos, que incluem um skipper-guia turístico – perguntem pelo Jaime. Tem desde passeios de 2,5 horas, com um mínimo de três adultos (25 euros/adulto,15 euros/criança, menores de cinco anos não pagam), até passeios de 5h30 (52 euros por pessoa), incluindo tempo para almoço, com direito a parar nas ilhas da Armona, Culatra e Farol. Pode ainda experimentar a emoção de partir de veleiro na ria Formosa, ao sabor do vento e das marés, à boleia da Bolina (www.bolina.com.pt). Escolha entre a Rota dos Canais (3h30) e a Rota do Pôr do Sol (2h30).
Se o tempo ajudar, dê um mergulho (ou vários) e faça snorkelling – com sorte encontra os cavalos-marinhos, já que a ria Formosa é a casa da maior comunidade de cavalos-marinhos de focinho comprido do mundo.
Onde comer
Considere fazer algumas refeições na Casa Modesta, cozinhadas pelos parceiros de Vânia e Carlos. Paga 40 euros por pessoa para comer as iguarias confeccionadas pela dupla Algarve Cooking e o mesmo valor para o Mezzanine. O Sushi do Tiago (www.sushidotiago.com) vai a casa em todo o Algarve e custa 55 euros por pessoa; uma refeição caseira da avó Carminda custa 30 euros. Tudo incluído no preço. Quando esgotar as opções indoor, pode sempre visitar os chefs do Mezzanine no seu habitat natural, na baixa de Faro, na Rua de Santo António, números 58 e 60, num edifício centenário com um pátio acolhedor e uma esplanada ideal para dias de sol.
Olhão é considerada a capital gastronómica do Algarve, por isso não faltam certamente opções para comer fora. Se for em Agosto, de 10 a 15, visite o Festival do Marisco no Jardim Pescador Olhanense, em Olhão, onde pode comer – marisco e outras iguarias do Algarve – e dançar pela noite dentro.
- Nome
- Casa Modesta
- Local
- Olhão, Olhão, Quatrim do Sul
- Telefone
- 289701096
- Website
- http://www.casamodesta.pt/