Fugas - hotéis

  • DR

Nos Açores, há arte nestas casas de campo

Por Joana Gorjão Henriques ,

Uma quinta que data do século XVII é hoje refúgio para turistas - e lugar de criação para artistas. Tudo em família no Pico do Refúgio, em São Miguel.

Há o enorme desenho de uma mulher nua, de costas, numa das paredes, a reproduzir uma obra da escultora Luísa Constantina. Os próprios janelões desenham a paisagem ao fundo, com o verde verdíssimo da relva, a piscina, as árvores, e uma estrada em terra batida que vai levar-nos à casa principal. 

Aqui na recepção espalham-se obras de vários artistas contemporâneos: uma escultura de Miguel Palma que recria as crateras de um vulcão, uma fotografia de António Júlio Duarte que faz um grande plano da terra laranja e vulcânica dos Açores, um quadro que é outra fotografia de um satélite de Márcio Vilela, artista brasileiro que está a fazer um projecto sobre este tópico. Olhe-se, então, para o alto: no tecto está pendurado o candeeiro dos designers João Abreu Valente, Maria Pita Guerreiro e Dion Soethoudt, os primeiros a inaugurar o programa de residências artísticas do Pico do Refúgio, em Janeiro de 2015.  

A descrição podia levar-nos a pensar que estamos a falar de uma galeria ou de um centro de artes, mas não — o Pico do Refúgio é um turismo rural com casas de campo para alugar, em Rabo de Peixe, ilha de São Miguel, Açores. 

A quinta está nas mãos da família do actual proprietário, Bernardo Brito e Abreu, desde início do século XVII. Há a casa principal que serviu como forte de milícias e posto de vigia da costa Norte — estão lá os canhões a apontar para os eventuais piratas — mas a maioria dos alojamentos ficam na zona que serviu de fábrica de chá. Até chegar ao que é hoje, a quinta foi várias coisas ao longo do tempo: no século XVIII a família dedicou-se à laranja, só que em meados do século seguinte uma epidemia matou o laranjal e mudaram, então, para o chá, que produziram até aos anos 1950. 

A história do Pico do Refúgio é uma história de família, e isso sente-se na forma como Bernardo Brito e Abreu fala. Até as residências artísticas foram inspiradas na memória que tinha dos tempos em que a mãe, escultora, professora na Universidade de Belas Artes de Lisboa, levava para lá artistas. É, aliás, da mãe Luísa Constantina (1941-1990) o desenho na parede da sala de recepção. Também o bisavô, Luís Bernardo Ataíde (1883-1955), etnógrafo e fundador do Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, era artista — pintor “impressionista” e escritor. O Pico do Refúgio servia-lhe de casa de férias — porém, a mãe, e o próprio Bernardo até ter oito anos, viveram lá. Mudaram-se mais tarde para Lisboa e para Nova Iorque durante alguns anos. Nessa altura, Luísa Constantina trazia muitos artistas aos Açores durante as férias, e chegou a fazer um simpósio sobre basalto, com cinco escultores, entre eles o japonês Minoru Niizuma (1930-1998). 

Depois havia os verões em que convidava alunos e outros artistas para ali ficarem em residências a criar. Foi assim que nasceu a ideia de fazer do local o que é hoje. “Começou com a vontade de ter mais obras de arte”, conta. “Fizemos uma primeira residência muito experimental, com três designers de equipamento que foram lá desenhar móveis, candeeiros, etc. [João Abreu Valente, Maria Pita Guerreiro e Dion Soethoudt]. Descobrimos depois que havia um enorme número de pessoas que queriam desenvolver projectos nos Açores”, acrescenta o dono.

Nome
Pico do Refúgio - Casas de Campo
Local
Ribeira Grande, Rabo de Peixe, Roda do Pico 5
Telefone
910529752
--%>