Da janela do meu quarto vejo a Sé. Dali, ela é alta, isolada, como se pairasse sobre toda a cidade, de guarda, com o casario do centro histórico do Porto aos seus pés. E dos postigos do meu quarto vejo, de um lado, o topo da Estação de São Bento, com o relógio em evidência, e, do outro, a Igreja de São Francisco. Lá em baixo, está a rua. A Rua das Flores, com cafés, mercearias, restaurantes, alfarrabistas, museus e igrejas. E até podia descer e misturar-me com as pessoas que por ali andam, mas o meu quarto não é só um quarto, é um pequeno apartamento num hotel, com sala e uma varanda apetecível, à hora que se aproxima o pôr do sol. Ali, na varanda, de um lado, lá está, de novo, a Sé, e do outro a Torre dos Clérigos. Fico antes por aqui, que a rua não se vai embora.
É difícil não ficarmos imediatamente apaixonados pelos quartos e apartamentos do Flores Village Hotel e Spa, recentemente eleito como Luxury Hotel & Spa of the Year 2016 pela publicação internacional Luxury Travel Guide. Mais ainda se o nosso quarto é no último piso e temos uma das melhores vistas do edifício, voltada para a rua. Do outro lado, a rainha da vista que se vê das janelas é a Torre dos Clérigos e o jardim que liga esta parte do complexo hoteleiro à unidade inaugurada já em 2011, o Victoria Village. Os dois espaços — a casa senhorial, voltada para as Flores e as antigas cavalariças, com frente para a Rua da Victória, onde está instalado o Victoria Village — voltaram a unir-se, depois de terem passado um período separadas, quando um dos proprietários decidiu dividir a propriedade entre os dois filhos.
Hoje, a Casa dos Constantinos, que fora reconstruída em finais do século XVIII, está, de novo, em pleno funcionamento, com recantos que dificilmente se adivinham da rua, e fazendo as delícias de quem procura um alojamento tranquilo e requintado no coração da cidade velha. Porque é de requinte que falamos, quando pensamos nos móveis espalhados pelo nosso apartamento, nas flores frescas, a garrafa de vinho do Porto sobre a mesa, a televisão que não descortinamos à primeira vista porque, desligada, parece apenas um espelho.
Ao final da tarde chegam vários novos hóspedes, a quem o pessoal da recepção dá explicações detalhadas sobre tudo o que possam querer saber sobre o hotel e a cidade. O Village está cheio, reflectindo bem o que foi o ano de 2015, quando teve uma taxa de ocupação na ordem dos 92%, como revela o seu director, Bernardo Sampaio. No último piso está o apartamento com um quarto destinado à Fugas e o apelo irrecusável da varanda. Só apetece fechar os olhos e voltar o rosto para sol, esquecermo-nos que ainda não vimos quase nada do hotel e que há compromissos marcados. Como experimentar o spa e fazer uma massagem relaxante.
Com pena, é hora de deixar o quarto, mas a breve passagem pelo jardim, com apontamentos da velha casa burguesa, como a fonte, e as várias árvores de fruto, reconforta-nos. No ginásio, três miúdas inglesas dão uso às bicicletas e à elíptica, depois de um dia que garantem ter sido muito bem passado, a percorrer a cidade. Há risos que saem do banho romano, instalado na antiga adega da casa, e uma mulher aproveita o banho turco. É hora da massagem.
- Nome
- Flores Village Hotel e Spa
- Local
- Porto, Sé, Rua das Flores, 139
- Telefone
- 222013478
- Website
- www.floresvillage.com