No regresso ao Santa Bárbara Lodge, uma constatação. Poucos dias foram precisos para nos transformamos numa daquelas pessoas (sortudas) que dizem que os Açores são de uma beleza deslumbrante e capazes de mudar a nossa vida.
Como ir
Diariamente, a Sata voa para os Açores a partir das cidades do Porto e de Lisboa. A TAP tem voos diários para Ponta Delgada a partir de Lisboa e várias opções semanais a partir do Porto. As companhias low-cost como a Ryanair e a easyJet também podem ser alternativa: tal como acontece em muitos destinos, reservas antecipadas podem significar preços mais apelativos.
Onde comer
No hotel-irmão do Santa Bárbara Lodge, o Eco-Beach Resort, não há como errar ao pedir qualquer combinação de sushi no restaurante Areais. Da ementa constam ainda pratos de inspiração regional, com produtos da ilha, mas o gunkan de lapas e salmão e o enrolado de curgete com paté de chicharro e ananás dos Açores são quase obrigatórios. Mais abaixo, com vista para o areal de Santa Bárbara, o bar de apoio (explorado pelo resort) serve lapas, camarões, saladas e hambúrgueres (de atum ou de carne), além de sumos naturais.
Em Ponta Delgada, a 20 minutos de carro, opções não faltam. A Tasca já é um ponto de paragem obrigatório com o seu menu em formato jornal e os pratinhos de petiscos tradicionais. Não muito longe fica a Calçada do Cais, casa com uma simpática esplanada e uma carta cheia de especialidades açorianas. Recomendamos a banana caramelizada com queijo da Fajãzinha e massa sovada e o encharéu grelhado com legumes salteados.
O que fazer
O Santa Bárbara Lodge foi pensado para se poder descansar no meio do silêncio, sem a estrutura típica de um hotel. A zona da piscina, ajardinada, convida a sestas tímidas e leituras adiadas, enquanto que as varandas dos apartamentos são ideais para refeições esticadas. Parar para ver o mar mudar de cor é sempre uma boa opção, assim como percorrer o caminho de terra batida que acompanha a linha da costa nas traseiras do Lodge.
Para quem prefere dias mais preenchidos, o Santa Bárbara Eco-Beach Resort, a dez minutos de distância, propõe massagens com vista para o mar (a partir de 25 euros/30 minutos) pelas mãos de Nuno Oliveira, da Almond Bodhi. Os mais radicais podem experimentar trike paramotor, com a empresa SkyXpedition, e ver a encosta norte de São Miguel do ar. Não faltam opções de excursões na ilha, mas a Holistika oferece passeios personalizados com direito a piquenique e roteiros surpresa: o jovem Jorge Valério conduz uma carrinha branca e mostra locais recônditos de São Miguel que, garante, muitos micaelenses desconhecem. As áreas comuns do Santa Bárbara Eco-Beach Resort também estão abertas aos hóspedes do Lodge, que podem assim usufruir da piscina infinita com direito a espreguiçadeiras submersas, das cadeiras estrategicamente colocadas em decks de madeira a encarar o horizonte e da praia de areia negra.
A Fugas esteve alojada a convite do Santa Bárbara Lodge
- Nome
- Santa Bárbara Lodge
- Local
- Ponta Delgada, São Vicente Ferreira, Canada da Tapada, 14
- Telefone
- 296 470 360