Fugas - hotéis

  • Hugo Santos
  • Hugo Santos
  • Hugo Santos
  • Hugo Santos
  • Hugo Santos

O conforto mora numa quinta agrícola

Por Maria José Santana ,

Na Quinta da Pereira e Enricas, situada em Vila Flor, mais do que um cliente, irá sentir-se como um convidado dos proprietários, com a possibilidade de ir para os campos de cultivo participar na apanha da azeitona, da amêndoa ou das uvas.

Quando fica alojado numa unidade sobre a qual pouco ou nada sabe, além do seu nome e características essenciais, pode acontecer uma de duas coisas: a aventura corre mal e promete a si mesmo que jamais voltará a partir para o desconhecido; ou então a experiência revela-se uma agradável surpresa, levando-o a crer que a aposta em não criar expectativas até tem as suas vantagens.

Foi o que aconteceu à Fugas na sua estadia na Quinta da Pereira e Enricas, unidade de agroturismo, situada em Vila Flor, em plena região do Tua. Não era o propósito da nossa reportagem, apenas um meio para atingir um fim, mas acabou por captar a nossa atenção. Porquê? Pela beleza da casa principal da quinta, pelas delícias caseiras com que fomos brindados ao pequeno-almoço, pelo sossego à volta e, acima de tudo, pelo atendimento personalizado. Sentimos que éramos verdadeiros convidados da família proprietária da quinta — dois irmãos, que decidiram, em 2007, complementar a actividade agrícola com a vertente turística.

A propriedade, que conta com quase dois séculos de existência — 1823 é a data inscrita no grande portão de ferro que dá acesso à quinta, que é, agora, unidade de alojamento —, e que foi edificada por um tio-bisavô dos actuais proprietários, dispõe de seis habitações (entre as quais estão duas suítes), viradas para a zona da piscina e para a extensa área de cultivo da quinta (são cerca de 25 hectares de terrenos), e com quartos de banho privativos. A decoração, à semelhança do que acontece nas salas de uso comum, combina, na perfeição, estilo rústico e design moderno, tendo sido projectada, única e exclusivamente, pelos proprietários da casa. 

No exterior, mantiveram as linhas clássicas e originais da fachada. A única alteração feita à estrutura já existente aconteceu na sala de jantar, onde foi rasgada uma grande janela que permite uma vista privilegiada para a área da piscina e para a área de cultivo — acredite: irá adorar tomar o pequeno-almoço com os olhos postos nesta paisagem ímpar. No interior, apostaram em cores fortes — como o castanho, rosa, laranja ou o verde — para criar ambientes surpreendentes. Também foram aproveitadas algumas peças de mobiliário e de decoração antigas, que sempre pertenceram à casa, complementadas com vários elementos decorativos modernos, entre os quais saltam à vista várias telas pintadas à mão. “Foram feitas pela própria proprietária da casa”, elucida uma das funcionárias da unidade de alojamento, quando repara que o nosso olhar já está preso àqueles quadros há vários minutos. 

Na sala de estar, foram criados vários espaços para aproveitar os momentos de descanso na quinta: além das poltronas e mesas de chá, os hóspedes têm à sua disposição uma mesa de jogos e uma biblioteca. Se a temperatura estiver amena e o sol der o ar da sua graça, as cadeiras e mesas instaladas no exterior da sala de estar também são uma opção para os momentos de leitura ou de convívio. Também terá a possibilidade de o fazer na varanda dos quartos — que também dispõem de mesas e cadeiras —, com a vantagem de poder usufruir das vistas a partir de um ponto mais alto (todos os quartos de hóspedes estão instalados no primeiro andar). 

Nome
Quinta da Pereira e Enricas
Local
Vila Flor, Vila Flor, Rua da Quinta da Pereira, 2
Telefone
278 512 289
Website
www.quintadapereira.com
--%>