Mas o que lá está agora já é muito. Há o isco da arquitectura num edifício que parece simples mas que se descobre a cada passo e em cada janela, a gastronomia com assinatura, a história com lendas e exageros, o património, a natureza, o conforto e até um pouco de aventura na descoberta do lugar. Além do espaço construído e das ruínas, além do que fez e desfez o homem por ali, há 700 hectares para ouvir.
Como chegar
A partir do Porto (240 km): sair da A1 para A25 direcção Viseu, Guarda e Vilar Formoso. Sair da A25 para N324, direcção Almeida. Virar à esquerda para N340, direcção Almeida. Passar Almeida e seguir na N340 para Figueira de Castelo Rodrigo. Na rotunda (depois de Vilar Torpim) siga pela quarta saída para N221, direcção Pinhel. Cinco quilómetros depois vire à direita junto à placa de Colmeal. Mais dois quilómetros e está no hotel.
A partir de Lisboa (365 km): sair da A1 para A23, direcção Torres Novas para a Guarda. Sair da A23 para A25, direcção Vilar Formoso. Sair da A25, para N324, direcção Almeida (o resto do percurso é o de cima).
O que fazer
No hotel, há os trilhos para fazer a pé, de bicicleta ou jipe (a combinar com o hotel), a piscina, o campo de futebol, o spa, os puffs gigantes ao pé da lareira com estantes de livros ou um ecrã de televisão em frente. Há também workshops de culinária e provas de vinho que devem ser previamente agendadas com o hotel. E, claro, uma imensa e irresistível oportunidade de não fazer nada.
A 30 minutos
Aldeia histórica de Castelo Rodrigo
Alto da Marofa
Convento de Santa Maria ?de Aguiar
Igreja de Escalhão (no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo)
Barca d’Alva (rio Douro)
Passeio de barco no Douro
Barragem de Santa Maria ?de Aguiar
Reserva Natural Faia Brava
Termas da Fonte Santa
A 60 minutos
Aldeia Histórica de Marialva
Aldeia Histórica de Castelo Mendo
Museu e gravuras de Foz Côa
Aldeia histórica de Castelo Bom
Centro histórico de Moncorvo
Arribas do Douro Internacional
Serra da Estrela
A não perder
Na viagem de ida ou volta (ou mesmo durante a estadia no hotel) vale a pena um desvio até Valhelhas, uma freguesia que pertence ao concelho da Guarda mas que fica, longe da cidade, para os lados de Belmonte. Sem desmerecer outros atractivos do local, a visita justifica-se para conhecer o restaurante Vallecula. Um espaço pequeno, que exige que se faça uma reserva com antecedência, onde será recebido pelo simpático casal de proprietários Luís (na sala) e Fernanda (na cozinha). Sente-se e, com tempo, delicie-se com o pão, as compotas “ancestrais” e requeijão e outras entradas. Depois com o galo estufado à moda antiga ou outras coisas quaisquer da ementa. Por fim, podem sugerir-lhe “o melhor arroz doce que já provou”. Aproveite. No final da refeição, leve umas das compotas alinhadas no balcão.
A Fugas esteve alojada a convite do Colmeal Countryside Hotel
- Nome
- Colmeal Countryside Hotel
- Local
- Figueira de Castelo Rodrigo, Colmeal, Quinta do Colmeal
- Telefone
- 271 312 352
- Website
- www.colmealhotel.com