Foi então que, em Dezembro desse ano, encontraram aquele que viria a ser o primeiro resort da marca, o Martinhal Sagres, onde investiram 85 milhões de euros (no de Cascais investiram 25 milhões, no do Chiado 15 milhões e no da Quinta do Lago 5 milhões). Isto quando “a maioria dos investidores estava a centrar-se na Quinta do Lago, Vale do Lobo, Albufeira.”
A escolha de Sagres foi “a combinação de uma relação amorosa muito racional”, confessa. Perceberam que queriam mais do que apenas um investimento, e mudaram-se para Portugal, país “muito orientado para a família”. Em 2002 nasceu o primeiro dos quatro filhos.
Agora têm promovido Portugal como “a Califórnia da Europa”, “porque há a variedade de 900 quilómetros de praias, a qualidade da comida e do vinho é excelente, e o compromisso com a sustentabilidade é comum”, explica, dizendo que sabe que é um rótulo por vezes criticado. “Ambos têm também laranjas fantásticas!”
Cappuccino com espuma
Chitra Stern explica o conceito de hotel familiar: nos últimos 20 anos, as pessoas têm filhos cada vez mais tarde; são mais selectivas na forma como usam o dinheiro; são mais exigentes; a oferta é maior. “O período de férias é cada vez mais precioso”, comenta. “Os pais estão a trabalhar, e os casais querem passar tempo de qualidade entre eles e com as crianças – que precisam de ser entretidas e também estão cada vez mais exigentes. O que queremos é que todos passem um grande momento”.
Normalmente, as famílias com filhos evitam ir de férias ou de fim-de-semana com crianças porque de repente se “sentem os párias da sociedade”, explica. “Vai-se a algum lado e as pessoas estão à espera que os nossos filhos estejam calados, ou ficam a olhar para nós por causa do barulho, coisa que todos os miúdos fazem. As famílias que vão aos nossos hotéis sentem que estão numa comunidade de outras famílias porque nos dedicamos completamente a elas – não têm que enfrentar os outros hóspedes que não querem ouvir os filhos chorar”, defende.
Além do restaurante principal O Terraço, no Martinhal Cascais há um italiano no edifício central, Os Gambozinos, e outro perto do lugar dedicado às crianças, o M Bar: pais e filhos têm menus para ambos, tanto há pizzas e hambúrgueres como risottos ou um peixe fresco para os pais. Tanto podem jantar todos juntos, como cada um à sua hora.
A filosofia é sempre esta: dar a oportunidade aos adultos de beberem um cappuccino com espuma (“às vezes beber um cappuccino é um desafio porque se está constantemente a correr atrás das crianças e a espuma desaparece…”, diz), um copo de vinho ou gozar de prazeres que se tornam difíceis nos primeiros anos de vida das crianças. É isso ou dar, toda a família, um grande mergulho numa das piscinas.
Um brunch descontraído a pensar nos mais novos
Avós, pais e filhos sentam-se à mesa ao domingo, mas também podem sentar-se ao sábado. A escolha é das famílias e o convite é do Martinhal Cascais, que até ao fim de Março oferece um brunch a pensar nas famílias (sábados e domingos, das 12h às 17h; custa 35€), sobretudo naquelas que têm crianças mais pequenas, com uma oferta de 20% de desconto no Finisterra Spa.
- Nome
- Martinhal Resort Cascais
- Local
- Cascais, Cascais, Rua do Clube, 2
- Telefone
- 218 507 788
- Website
- www.martinhal.com