Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 2 de 3

Como príncipes num castelo escocês

A primeira aventura foi em 1991, quando alojaram uma equipa de golfe que vinha participar no principal torneio escocês. Aline ainda terminava de coser na máquina os lençóis e cortinados quando Alick desceu para os receber. “Estava tão nervosa porque era a primeira vez que pessoas iam realmente pagar para ficar cá”, recorda. Depois de uma noitada de conversa, de preparar tudo para os pequenos-almoços e de ir trabalhar na manhã seguinte, Alick jurou para nunca mais. Mas fora apenas o choque da estreia a desabafar. Entretanto, começaram a receber cerimónias e festas de casamentos, depois grupos de caça na propriedade e agora dividem-se sobretudo entre eventos e estadias em grupo. “Ainda hoje ela não gosta de receber dinheiro das pessoas. Esse é o meu trabalho”, ri-se o antigo contabilista.

É possível reservar o castelo, sempre em regime de exclusividade, para uma festa ou férias em família ou grupo de amigos. Nos 12 quartos principescos cabem 23 pessoas (algumas casas de banho são partilhadas). E há ainda várias casas de campo espalhadas pela propriedade. Seis delas, totalmente equipadas, estão abertas a hóspedes, funcionando autonomamente. Foi numa delas que dormimos, com vista para o lago (e só o passeio até lá já é uma delícia, entre o vento a perfumar as árvores, os patos e os cisnes a nadar ou a dormitar nos relvados, o som dos pássaros pela manhã).

Apesar da transformação em unidade de turismo, Alick e Aline continuam a viver no castelo e tomam as rédeas de toda a operação. “Uma casa como esta morre se não for habitada”, defende Aline, que ainda hoje brinca, dizendo ter “casado com uma casa e não um homem”. “Se não vivermos nela não vemos a manutenção, os problemas, não lhe damos calor, vida.” É isso que distingue Duns de muitos outros castelos, palácios e mansões transformados em hotéis. “Não têm coração porque muitas vezes compram simplesmente mobiliário antigo para colocar lá, enquanto nós sabemos toda a história que aqui existe.” Não apenas os intrincados pormenores das linhagens que habitaram o edifício, mas também parte da própria história da Escócia. “Temos registos sobre como viviam, as compras que faziam, as querelas que tinham com a igreja.” E gostam de contá-lo a quem chega, de mostrar os cantos à casa, de partilhar com os hóspedes a comprida mesa da majestosa sala de jantar. “Se nos quiserem, claro”, atira Aline, entre risos.

“Achamos que os faz sentirem-se mais em casa e é isso que queremos”, completa Alick. É essa a principal razão para deixarem as fotografias de família, com os filhos e os netos, sobre os móveis. “Dá-lhe um ar familiar, acolhedor. É o que faz com que as pessoas não se sintam simplesmente num museu.” Mas num castelo com vida.

 

HomeAway sorteia cinco noites no castelo de Duns para vencedor e 20 convidados

Se tem mais de 18 anos e reside no Reino Unido, nos Estados Unidos, em França ou na Alemanha pode participar no passatempo lançado pela HomeAway para celebrar a estreia do filme A Bela e o Monstro, em exibição nos cinemas portugueses desde 16 de Março. A plataforma de aluguer de alojamento para férias fez uma parceria com a Disney e está a sortear uma estadia de cinco noites no castelo de Duns, um dos mais de 900 castelos disponíveis para reservas no site da empresa. O primeiro prémio integra estadia para o vencedor e 20 convidados, com viagens, refeições e actividades incluídas. Vão ainda ser sorteados cinco pacotes de sete noites numa propriedade à escolha no catálogo da empresa, para cada vencedor e quatro convidados (viagens incluídas). Participações encerram às 10h59 de 31 de Março.
www.homeaway.co.uk/lp/disney

Nome
Duns Castle
Local
Estrangeiro, Grã-Bretanha, Duns Castle Estate - Duns, Escócia (Reino Unido)
Telefone
(+44) 01 361 883 211
Website
www.dunscastle.co.uk
--%>