O corpo já lá estava, o Grupo Pestana só lhe deu outra vida. E com este renascimento ibérico é o cliente quem sai a ganhar: no Pestana Arena Barcelona, antigo Vincci Arena, há mais espaço para o conforto, apoiado num design moderno e despretensioso que nos faz sentir em casa.
A aquisição do Arena à Vincci marcou a entrada do Grupo Pestana em Espanha, em Outubro de 2013. “O hotel já existia [desde 2006], o que em termos de timing tornava mais fácil iniciar a operação”, explica o administrador do grupo liderado por Dionísio Pestana, Luigi Valle. E assim foi: os novos donos investiram 15 milhões de euros para renovar todo o interior, sem nunca fechar portas. Do velho hotel restam pouco mais que as paredes e a equipa de funcionários, agora com uma importante missão: “mimar” os clientes desde a primeira hora.
O Pestana Arena Barcelona assume-se como um boutique hotel, com detalhes de elegância e conforto que esperamos encontrar num quatro estrelas. “Queremos o cliente mimado, para que se sinta em casa mesmo quando está fora, em trabalho”, diz-nos o director, Ramon Alegret. É que os principais clientes do Pestana Arena Barcelona são representantes de empresas internacionais na capital catalã, até porque o hotel está perto de alguns edifícios dessas companhias.
Mas o Pestana Arena também atrai turistas em lazer, sobretudo alemães, britânicos e norte-americanos. Muitos chegam à cidade em cruzeiros: Barcelona é hoje o terceiro principal destino de cruzeiros a nível mundial, sendo o primeiro na Europa. A cidade recebe anualmente 6,6 milhões de visitantes. Tudo isto explica a aposta do Grupo Pestana na Catalunha, em detrimento da capital, Madrid – pelo menos para já.
“Há cidades em Espanha que são prioritárias. Madrid é muito importante, mas surgiu esta oportunidade [em Barcelona] e começámos por aqui”, afirma Luigi Valle. Para o grupo, esta é a década da Europa. “A América do Sul foi a aposta da década anterior. Agora estamos a construir uma unidade em Amesterdão, e em Espanha podem surgir novas oportunidades, para ficarmos com hotéis que já existam ou construirmos novos”, acrescenta.
O número de hóspedes portugueses subiu 20% desde que a unidade abriu com a chancela Pestana, e houve um aumento também no número de brasileiros. A taxa de ocupação média do hotel rondava em Maio os 80%. “Queremos captar novos clientes e atrair os portugueses que estão espalhados pelo mundo”, diz o administrador.
Perto de tudo
A localização é um dos pontos fortes do Pestana Barcelona, por estar perto do centro e dos principais centros aglutinadores de empresários. Fica a poucos metros da Praça de Espanha, onde está situada por exemplo a Feira de Barcelona, que acolhe eventos como o Mobile World Congress, o maior a nível mundial no sector das telecomunicações. Também é nesta praça que se encontra o grande centro comercial Arena, antiga praça de touros que deu nome ao hotel.
Situado na Rua Consell de Cent, numa zona de fáceis acessos de carro, o Pestana Arena está também a 20 minutos do Centro de Congressos – outro factor de peso, tendo em conta que Barcelona é actualmente considerada o principal destino a nível mundial para congressos.
- Nome
- Hotel Pestana Arena Barcelona
- Local
- Estrangeiro, Espanha, Rua Consell de Cent, 51/53
- Telefone
- +34 932893921
- Website
- http://www.pestana.com/