É verdade, estamos no zénite - e a verdade é que é o ponto mais alto das redondezas - e agora todos podem ir lá. Porque antes este Zenith era "apenas" a piscina do hotel. Foi em Maio, aquando da organização da festa Miss Sixtie in the Sky, que a produtora WeLove Events percebeu as potencialidades do espaço. Que iam muito além da piscina com bar de apoio (bebidas e gelados) para clientes do Ipanema Park. Vai daí que propôs uma parceria com o hotel para transformar a piscina no ponto mais brilhante do firmamento portuense. E a 3 de Julho o último andar do hotel transformou-se no lounge que quer ser o fim de tarde e (ou) início da noite mais exclusivo da cidade. "É um espaço para o after-work", explica Grace Kelly Pinto, uma das responsáveis pelo espaço, "e para fazer horas antes de sair à noite" - e aqui sair à noite tem o sentido do pós-duas-da-manhã, hora a que o Zenith fecha as portas.
Fecha as portas mas nunca se encerra na realidade. Aqui, o céu é o limite - é o tecto. O azul que se transforma em negro iluminado por milhares de estrelas, passando pela transfiguração laranja dos pores do sol que são um dos cartões-de-visita mais apetecíveis. E pode ser desfrutado directamente junto aos janelões que cobrem quase três quartos do terraço, em mesas altas, mais afastado, nos sofás & mesas que formam ilhas, ou em pouffs e espreguiçadeiras que rodeiam a piscina (e são retirados a partir de uma certa hora) ou - e deixámos para o fim o que para muitos será a primeira opção - de dentro da piscina (que é do hotel e, agora, também dos clientes do Zenith - há toalhas para emprestar e casas de banho que podem fazer as vezes de balneário).
Sim, facilmente nos imaginamos dentro da piscina, cocktail na mão - quem sabe um dos mojitos Zenith, com melancia - a deixar o dia despedir-se e a noite a chegar. Estamos com um sumo de laranja, sentados à beira da piscina, olhos a perscrutarem a paisagem: há um marulhar ligeiro da água onde alguém se banha e há a música non-stop que já começa a impor-se. A ponte da Arrábida parece caótica neste final de tarde vista daqui e também outra realidade - no Zenith "estamos" num resort longínquo e na cidade de todos os dias, se calhar é um sinal de cosmopolitismo.
E se pôr do sol existe todos os dias - daqui visto na Foz, que é como quem diz, verdadeiramente no encontro do Douro com o Atlântico - nem sempre é de festa. Excepto se for no Zenith. Os sunset são rituais - mais ou menos elaborados. As verdadeiras festas são à sexta-feira e ao fim-de-semana e haverá um outro dia (qual ainda não está decidido) com uma sunset dinner party: a partir das 20h00 há cocktails, seguidos de jantar que culmina com festa. Nos outros dias, há pôr do sol, piscina, bebidas e música, sempre. A ideia não é tanto um pôr do sol contemplativo, a ideia é pôr toda a gente a dançar. E dançar noite dentro. Cada dia ao som de estilos diferentes: anos 80, funk, bossa nova, reggae, world e house. Tudo depende da hora, do estado de espírito e dos DJ - e à noite e nos pores do sol festivos e noites haverá sempre DJ "nacional de referência". No resto do tempo, a música andará no ar, venha ela do leitor de CD ou de músicos, porque aqui também acontecem concertos.
É inevitável. No Zenith respira-se l''air du temps, que é como quem diz, do Verão. Aliás, aqui será sempre Verão - mais que não seja porque só abre no Verão (o encerramento está marcado para 26 de Setembro, embora não esteja colocada de parte a possibilidade de funcionar no Inverno, com uma cobertura transparente amovível). E assim será, pelo menos, durante os próximos dois anos. Tantos quantos os da duração do contrato entre a produtora WeLove Events, que explora o espaço, e o hotel. E como a relação até está para durar, preparam-se alterações no antigo bar da piscina. O mobiliário - sóbrio, em tons escuros e branco, plástico a imitar verga - será trocado e ganhará outro colorido, mais condizente com a energia estival. O chão em parte já está revestido com um tapete de "relva" e o DJ tem cabina própria. As paredes (verdadeiros pára-vento que asseguram que as famosas nortadas aqui passem ao lado -ou por cima), entre os janelões que abrem sobre a cidade, estão revestidas a azulejo azul - a condizer com o turquesa da piscina (pequena, mas não muito), que fica no canto deste terraço que apanha sol até mais tarde.
Até às 20h00, mais ou menos, ainda se encontram alguns resistentes em roupas de praia - ou de piscina, no caso - nos pouffs da piscina ou dentro dela. Mas, entretanto, já se circula com traje de "noite", as havaianas dão lugar a saltos altos, as toalhas tornam-se ásperas em vista dos tecidos soltos de vestidos e camisas. É informal este Zenith, asseguram-nos - mas até certo ponto. O público, explica Grace Kelly Pinto, é variado, mas o facto de este lounge se situar num hotel de cinco estrelas é, por si só, um factor de selecção. "Há quem se intimide", concretiza. E isso nem parece importar muito aos responsáveis, que se esforçam por ter "VIP e opinion makers" entre os seus clientes e que, para tal, têm dois relações públicas a trabalhar em exclusivo. "Acaba por ser natural", afirma a responsável, "ter um público de classe mais alta, com maior poder económico". "Mas não há limitações", salvaguarda - nem consumo mínimo, excepto em situações pontuais. Pode é haver festas privadas e aí o acesso é limitado a convites.
No Zenith Lounge, os dias começam com a luz do sol a inundar o terraço e a convidar mergulhos e terminam com as luzes fluorescentes a varrerem a noite. O ambiente é descontraído, mas estamos sempre com um pé na cidade - é o simulacro de férias depois de um dia de trabalho.
Referências
Tapas & sushi
O Zenith Lounge é um bar e é também um restaurante. Um restaurante de tapas e sushi. A carta foi elaborado por Grace Kelly Pinto e o grande teste foi na semana passada, com a apresentação do menu de degustação. Nunca há vinho a acompanhar, mas há, por exemplo, a sangria Zenith (com frutos silvestres) e tudo o resto ("há quem tome refeições com mojitos"). Há também snacks, que fazem uma refeição mais económica.
- Nome
- Zenith Lounge
- Local
- Porto, Porto, R. de Serralves, 124 - HF Ipanema Park, Piso 15
- Telefone
- 226075059
- Horarios
- Terça a Domingo das 16:00 às 02:00
- Website
- http://www.welove.com.pt