Fugas - restaurantes e bares

Adriano Miranda

E o mar aqui tão perto

Por João Pedro Barros ,

O Uluwatu é o mais recente bar-esplanada da marginal de Leça da Palmeira. A relação umbilical com o areal é estratégica - enquanto a concorrência se torna mais formal, aqui assume-se com orgulho o estatuto de bar de praia. As festas são a outra marca da identidade do espaço. Vamos beber um copo e ver o pôr do sol?
E o mar aqui tão perto

Uluwatu é o nome de um templo em Bali, na Indonésia, habitado por um grande número de... macacos! Esta é a explicação para o símbolo do bar-esplanada-lounge Uluwatu, na Praia da Meia Laranja, em Leça da Palmeira: trata-se de um macaco estilizado, de expressão atrevida. Acrescente-se que estes animais são de má fama, porque costumam surripiar os pertences dos turistas, esperando depois trocá-los por fruta. No entanto, nada impede que um grande número de turistas rume ao templo todos os anos, até porque as praias circundantes têm um estatuto mítico para os praticantes de surf.

No Uluwatu de Leça, os surfistas não são propriamente o público-alvo, mas a ideia é recriar um pouco o ambiente de um bar no Pacífico: a estrutura está mais perto da praia do que a concorrência e há palmeiras por entre as mesas. O lounge fica mesmo em cima da areia, de frente para o mar, com espreguiçadeiras e pouffs. "Queremos fazer de conta que estamos em Bora Bora", brinca Gonçalo Pontes, um dos três sócios do bar, aberto desde Junho.

"A nossa ideia foi marcar a diferença e trazer para Leça o que é a realidade dos bares de praia, que já não existem por cá. A maioria transformou-se em restaurantes, ficou mais formal. Queremos ainda diferenciar-nos pelas festas, até porque julgamos que isto está muito parado em termos de animação nocturna", afirma Paulo Leonardo, outro dos sócios. Gonçalo Pontes vai mais longe: "Leça acabou. Dantes ainda havia campeonatos internacionais de surf, mas desde de que se fizeram as obras no passadiço parece que isto morreu". Por isso, o cartaz de festas é extenso e tem algumas referências fixas ao longo das noites de Agosto: as terças-feiras são preenchidas com a música ao viço dos Latin Cuba, o DJ Luís Santos - conhecido pelos seus sets de house no Via Rápida Club - ocupa as quartas-feiras, enquanto que as quintas-feiras estão por conta do Luxurious Summer de DJ Demo. O vocalista dos Expensive Soul, residente em Leça da Palmeira, vai passar apenas música em vinil e trazer convidados ligados ao mundo da música. Nas restantes noites, o cardápio varia: o DJ John D. - que também trilha os caminhos do house - vai ser presença assídua, mas também há festas especiais programadas. Os destaques vão para a Festa da Sangria (sábado, 14), a actuação do DJ Emanuel Cabral (domingo, 15), as Time Machine Sessions (com os DJ Tata e Puto a passar música dos anos 1960 até aos anos 1980) e para um set do conceituado Rui Vargas, acompanhado de André Cascais e do DJ John D.

Porém, a animação não está confinada às noites: o Uluwatu aposta nos finais de tarde e por isso criou o conceito sunset. Aos sábados, entre as 17h e o pôr do sol, dEEP DJOE promete sets viajantes e descontraídos. Ao domingo, actua o Duo Brasa, com bossa-nova, samba e jazz. "Queremos que as pessoas relaxem e apreciem a paisagem, ao mesmo tempo que bebem o seu gin ou a sua sangria. Os domingos são, obviamente, dedicados a um público mais velho", comenta Paulo Leonardo. Durante as tardes de praia, a música que sai das colunas do Uluwatu oscila entre o chill out e temas dos anos 1980 e 1990, numa toada tranquila.

Obras em casa

Os sócios do Uluwatu já procuravam há algum tempo um espaço à beira-mar, quando surgiu a hipótese da Praia da Meia Laranja. O acordo só foi fechado em Maio, pelo que houve que trabalhar em contra-relógio para ainda se aproveitar uma boa parte do Verão de 2010. "Quando chegámos aqui, isto era só areia. Não havia esgotos, electricidade nem água. Houve que trabalhar quase dia e noite para abrirmos a 24 de Junho", revela Paulo Leonardo. No entanto, a estrutura actual é apenas o prólogo do Uluwatu, que vai encerrar para obras no final de Outubro, quando as temperaturas já estiverem bastante baixas. A esplanada vai manter-se, continuando a ser o prato principal durante os dias de calor, mas a animação nocturna vai migrar para uma construção com mais condições, a ser erguida nas traseiras de onde hoje se situa a cabine do DJ. A partir de Abril de 2010, data prevista para a reabertura, vai haver mais conforto e boas condições para concertos, até porque a área disponível vai duplicar. "A nossa ideia é fazer algo como era o Sasha Beach, na Praia da Rocha, com festas todos os dias. Queremos trazer um bocadinho do Algarve para cá", antevê Gonçalo Pontes. Naturalmente, a estrutura a ser construída vai estar mais elevada do que a actual, ficando protegida das marés vivas. O investimento é estimado em 300 mil euros.

Os sócios do Uluwatu não escondem que pretendem conquistar novos públicos das redondezas, até porque a marginal de Leça da Palmeira se tornou numa zona residencial de prestígio. No próximo ano, umas das ideias em cima da mesa é a instalação de cacifos, para que, depois de uma tarde de trabalho, os clientes habituais possam vestir os calções ou o biquini e apanhar os últimos raios de sol. O cardápio de bebidas já está estabilizado: as especialidades são as caipirinhas, mojitos, sangria, água de coco e sumos naturais. As amêijoas (seis euros a dose) são outra das apostas para os finais de tarde. Para lá da cafetaria, há refeições rápidas: baguetes, saladas e pregos.

Referências

Em frente ao McDonald''s
Percorrendo a marginal de Leça, de carro ou a pé, só conseguimos ver a cobertura do Uluwatu, em forma de tenda. A situação é mais ou menos comum aos outros bares, mas não deixa de ser um problema em termos de visibilidade. "Muitas pessoas amigas passam aqui e dizem que não viram o bar. Pensamos colocar aqui um spot, ou seja, uma luz tipo farol que sirva de referência", adianta Paulo Leonardo. Por ora, a maior referência é mesmo o restaurante McDonald''s, que se situa em frente do Uluwatu, do outro lado da Avenida da Liberdade. Não há como enganar.

Bola a rolar
Os detentores das concessões de bares e apoios de praia têm a obrigação contratual de zelar pela manutenção, limpeza e segurança da própria praia, para lá do seu "cantinho". Por isso, o aluguer das barracas do areal da Meia Laranja é feito no Uluwatu, que também tem a seu cargo o campo de voleibol de praia contíguo. Para rentabilizar esse espaço, está programado um torneio de voleibol e futvólei, que se deve prolongar por 24 horas. Está prevista a participação de alguns futebolistas profissionais no evento.

(Agosto 2010)

Nome
Uluwatu
Local
Matosinhos, Leça da Palmeira, Aveida da Liberdade - Praia da Meia Laranja
Telefone
913081327
Horarios
Todos os dias das 09:00 às 03:00
--%>