Mais posters (e cartazes, de concertos e edições discográficas: temos o Festival de Jazz do Porto no Pavilhão Académico e o Louis Armstrong e a Aretha Franklin, a Billie Holiday destaca-se nos St. Louis Blues), mais instrumentos em molduras - aqui, há novo violino "clássico" e um moderno, vermelho, que mais parece objecto de design, e trompete, e bandolim... - e fotografias que forram uma parede inteira com imagens a preto e branco personalizadas com um toque de cor em cada frame. A temática não tem novidade - o jazz anda no ar e nos alicerces - e a cor também não - continuamos com negro (no mobiliário, nas paredes divididas aqui com lambril cinza, no tecto, que parece pintalgado de branco mas são apenas os "furos" do tecto acústico, que deixa sair a música) e luzes cuidadas.
E continuamos assim quando subimos ao último andar, o restaurante. São 40 lugares divididos em mesas de quatro lugares, encostadas às paredes, e de dois que preenchem o meio da sala - tudo geométrico a abrir para nova varanda.
Quando saímos, a rua está quase deserta de gente e cheia de música, que nos vai acompanhando. Vamos trauteando a Garota de Ipanema, mas é a Igreja de Santo Idelfonso que vemos - ou a Torre dos Clérigos, que afinal fica para os lados de Tribeca.
Referências
New York steak e fingertips
Noctívago é o restaurante do Tribeca. A cozinha é de autor - Joseph, português apesar do nome - "de base portuguesa e requinte internacional", descreve Paulo Rocha. Entre as 20h e as 23h, abrem-se as portas para experimentar desde frango com nozes e laranjas ao New York steak ou aos fingertips com molho de mel e mostarda - e aqui é desnecessário referir qual é a principal influência internacional.
Consumir é preciso
O Tribeca está aberto das 8h00 às 2h00, mas não integralmente. Até às 20h00 funciona como cafetaria, a partir das 22h00 entra em modo bar - e o restaurante no último piso abre precisamente às 20h00. Há consumo obrigatório de €4 à semana e €8 ao fim-de-semana, mas quem janta não tem essa obrigatoriedade. No final do jantar é-lhes dado um cartão que os isenta do "obrigatório" - consomem (e pagam) o que desejam. A descobrir nesse consumo, o cocktail assinatura que leva o nome da casa e conserva os ingredientes em segredo.
- Nome
- Tribeca Bar
- Local
- Porto, Porto, R. 31 de Janeiro, 147
- Telefone
- 967477527
- Horarios
- Quarta a Sábado das 08:00 às 02:00
- Website
- http://www.tribecacafebar.com