Fugas - restaurantes e bares

Guilherme Marques

Continuação: página 2 de 2

Maria Granel, a mercearia de produtos biológicos onde se compra "à medida"

O casal começou a pensar no projecto em 2013, ao ver lojas do mesmo género noutros países europeus. A ideia original era vender azeite a granel, mas teve de ser posta de parte, porque “o azeite tem uma legislação mais restritiva do que os outros produtos”, explica Eduardo, acrescentando que esta intenção original tem potencial e que ainda espera conseguir vir a contornar a situação.

Face ao desaparecimento da venda a granel, Eunice e Eduardo decidiram reaproveitar a tradição antiga. Os produtos estão colocados em dispensadores automáticos ou em caixas transparentes, com doseadores. Os clientes servem-se sozinhos em todos os produtos à excepção do mel. O preço é apresentado ao quilo, mas existem balanças para que o cliente possa saber quantos gramas leva.

Escrito a giz, nas paredes, as vantagens oferecidas pela loja são claras: “Aqui não há químicos, todos os nossos produtos são biológicos” ou “consumo responsável = zero desperdício”. Eunice acrescenta que não há quantidade imposta e que as pessoas podem trazer as suas próprias embalagens. Eduardo conta, com entusiasmo, que as pessoas têm aderido a esta iniciativa e que há já quem traga vários frascos de casa.

Os donos da Maria Granel têm uma relação directa com os fornecedores, mas lamentam que em Portugal a agricultura biológica ainda não exista a grande escala. “Tentamos sempre garantir os produtos a nível nacional, mas, se não conseguirmos, recorremos à importação”, explica Eunice. Eduardo adianta que os produtos biológicos, apesar de terem potencial de crescimento, “têm sido conotados com um maior custo” e, nesta mercearia, tentam desmistificar essa associação, fazendo com que sejam “produto acessíveis a todos”.

Para além da ideia do azeite, a dupla pensa ainda criar um espaço onde possam vender detergentes biológicos também a granel. A partir de Janeiro de 2016, organizarão workshops que aliam “saber e sabor”, diz Eunice. Serão as Quintas da Maria e a ideia é mostrar como se confeccionam alguns alimentos de forma saudável, com degustações.

Na loja, “pensada à medida”, em alusão ao slogan da mercearia “à sua medida”, o mobiliário é todo nacional. “É uma loja mesmo portuguesa?”, perguntamos. A resposta não diverge da esperada: “Com certeza”.

A Maria Granel está aberta das 09h30 às 19h de segunda a sexta-feira. Aos sábados fecha às 17h e está encerrada aos domingos. “O feedback tem excedido as nossas expectativas”, revela Eduardo, enquanto Eunice concorda e diz que tem sido “mesmo muito positivo”.

Nome
Maria Granel
Local
Lisboa, Alvalade, Rua José Duro, 22 B/C
Telefone
0
Horarios
Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira das 09:30 às 19:00
e Sábado das 09:30 às 17:00
Website
http://www.mariagranel.com/
--%>