Fugas - restaurantes e bares

  • Jornal Público
  • Jornal Público

Continuação: página 2 de 2

A homenagem à fotografia num bar-galeria com pista de dança

Paulo Lopes sabe que a fotografia já viveu dias melhores. “Como o jornalismo.” Também ele já teve lugar em várias redacções: esteve no PÚBLICO, no Record, na Reuters, no grupo Impala, agora é colaborador na Cofina. O sócio Miguel Silva, que também passou pelo PÚBLICO, é editor de fotografia do jornal i e Sol. Ambos têm 46 anos.

Paulo lembra-se de isolar a casa de banho dos hotéis onde ficava em trabalho para que a luz não entrasse e estragasse todo o rolo — e um dia de trabalho. Lembra-se como cada fotografia “tinha o seu valor fixo” e era “extremamente pensada”. A erupção do digital democratizou a fotografia e deitou por terra a dificuldade que era estudar a imagem, revelar fotografias e conseguir comprar uma máquina. 

Daí uma oportunidade: daqui só emergem os melhores. “E os mais baratos: o meio-termo não vai sobreviver”, acredita. O bar quer celebrar estes artistas, dar-lhes um local de exposição e permitir que haja um local de convívio entre novos e velhas referências, entre amadores e as suas inspirações: “Idealmente, este seria um espaço em que estas pessoas vinham para estar, para conviver, para dançar”. Dão-se os primeiros passos: no próximo ano, esperam criar workshops de fotografia, das mais variadas áreas.

Nome
Arte 8 Bar
Local
Lisboa, Encarnação, Travessa da Espera, 54
Telefone
935 555 541
Horarios
Quarta-feira e Quinta-feira das 19:00 às 02:00
Domingo, Sexta-feira e Sábado das 19:00 às 03:00
Website
https://www.facebook.com/Arte-8-Bar-1823129264600215/
--%>