Pensado para satisfazer quer paladares mais tradicionais, com sopa de lentilhas com migas de chouriço e tomilho, linguado corado à moleira e cabrito da Beira com batata à padeiro e grelos salteados a brilharem nas "sugestões da semana", quer outros mais atraídos pela modernidade e criatividade culinárias.
Assim, numa lista de 10 entradas, encontramos, entre outros, creme de três cebolas com pêra escalfada em vinho branco e telha de queijo; queijo de cabra gratinado com mel de alfazema sobre estaladiço de tomate confitado e salada de folhagem campestre; saladinha de bacalhau com tomate e poejo, gelatina de suco de tomate e crocante de pimenta verde; degustação de "foie grãs" (terrina de "foie grãs" com salada de rucola e gengibre marinado; "foie grãs" salteado com maçã caramelizada e balsâmico velho; e "foie grãs" escalfado em vinho tinto verde com tartelette de funcho braseado); salada de lavagante, batata e espargos verdes em cesto estaladiço com molho rosa e azeite de semente de abóbora tostada; ou caracóis em manteiga de alho, ervas aromáticas e champanhe com tomate assado sobre folhado.
Dos seis pratos de peixe, três exemplos: lombo de bacalhau fresco escalfado em azeite virgem com risotto de bacalhau e compota de tomate e cebola; camarão em três actos (arroz Thai Red ligado com gambas, gengibre e lima; camarão tigre grelhado com manteiga montada e paprika picante; e camarão tigre frito com verdes ao vapor e maionese de açafrão; e "goujonettes" de peixe galo panado em sementes sobre puré de batata doce e aipo, funcho caramelizado e fricassé de espargos verdes.
Das seis propostas de carne, três: carré de cabrito recheado com esmagada de ensopado e ameixa seca sobre puré de feijão branco guisado; sela de coelho bravo recheado com queijo de cabra, tomate confítado e pasta de manjericão e perna em rojão sobre risotto de vinho tinto e cebolinhas caramelizadas; e coxa de faisão abraseado com legumes e vinho do Porto e seu peito à moda de Alcântara sobre puré de batata e maçã. Quem pretender um resumo de toda a oferta da cozinha actual do Bica do Sapato pode optar pela degustação do chefe, que dá direito a uma degustação de entradas, peixe e marisco, carnes e sobremesa.
A carta de sobremesas, da responsabilidade do "chefe" Fabian Nguyen, com sete propostas fixas, além de frutas frescas e gelados "Haagen-Dazs", inclui, entre outras, tarte fina de maçã com gelado de baunilha; rabanada da abadessa, pêra bêbeda em vinho tinto aromatizado e gelado de baunilha; pão de rala com molho de poejos e lima, salada de citrinos e sorbet de limão; filhoses com marmelada, maçã caramelizada em vinho da Madeira e gelado de canela.
Por 10 euros experimenta-se a degustação de sobremesas do chefe da pastelaria, um composto de três apontamentos, podendo abordar a doçaria conventual, regional e outras da autoria do chefe). As provas de entradas, pratos de peixe e mariscos e sobremesas revelaram produtos de qualidade, harmonias e contrastes apropositados na elaboração dos pratos, cozeduras no ponto, temperos equilibrados, realizações vistosas, saborosas, bem empratadas.
Outro ponto a merecer menção: os preços dos vinhos, ao contrário do que sucede noutros lugares menos categorizados e menos famosos, são sensatos. José Miranda, Fernando Fernandes e Manuel Reis, mais os restantes sócios, estão de parabéns. A saída de Joaquim Figueiredo, o "chefe" que abriu o Bica do Sapato e lhe deu fama, foi bem resolvida com a contratação de Fausto Airoldi, cuja cozinha me parece agora mais criativa e mais segura do que em experiências anteriores.
- Nome
- Bica do Sapato
- Local
- Lisboa, Madalena, Avenida Infante Dom Henrique, Armazém B (Cais da Pedra)
- Telefone
- 218810320
- Horarios
- Todos os dias das 12:30 às 14:30 e das 20:00 às 23:30
- Website
- http://www.bicadosapato.com
- Preço
- 50€
- Cozinha
- Autor
- Espaço para fumadores
- Sim