A noite já entrara na madrugada e algumas cabeças tinham dificuldade em levantar-se dos sacos-cama. Por isso, não é certo que todos tenham ainda seguido com atenção o segundo filme da noite, Viagem a um Buraco Negro, guiados pela voz de Nuno Markl. Quando a abóbada do planetário ficou abandonada às estrelas, e os ruídos da noite gravados previamente numa zona campestre tomaram conta da sala, já alguns dormiam. E assim continuaram até o campanário soar mais forte pela manhã e um galo com excelentes pulmões anunciar que a manhã chegara.
De novo, estávamos com sorte: íamos ver o Sol e as nuvens que o cobriam tinham acabado de se afastar. O Sol é amarelo. De um amarelo forte e denso. Nós vimo-lo. Mas nem todos conseguiram, porque a meio da observação as nuvens esconderam-no de vez por aquela manhã. A sorte não dura sempre para eles, ver o Sol ao alcance da mão terá que ficar para a próxima.
Localização
O planetário fica no Centro Multimeios de Espinho, junto ao recinto da feira semanal. Não é difícil encontrar.
Avenida 24, 800 4500-202 Espinho
Tel.: 22 7331190
E-mail: info@multimeios.pt
www.multimeios.pt
Quando ir
O Planetário do Centro Multimeios de Espinho tem várias actividades ao longo do ano, só tem que descobrir a que melhor lhe convém. No caso da D. Arminda, a avó de Beatriz, foi preciso esperar 66 anos para cumprir um sonho de há muito. "Gosto de observar o céu, e pedia muitas vezes ao meu companheiro para virmos ao planetário", confessou à Fugas. Ele nunca a levou, ela não perdeu a oportunidade de concretizar o desejo, fazendo ao mesmo tempo as delícias da neta de oito anos. Por enquanto, ainda não há novas datas para a repetição da iniciativa Acampar no Planetário, mas vá espreitando a página Internet do Centro Multimeios (www.multimeios.pt). Praticamente todas as actividades que os participantes na iniciativa realizaram acontecem, separadamente, ao longo do ano. Dormir lá dentro é que não. Para isso, terá que esperar por uma nova data. O director do centro, António Pedrosa, garantiu à Fugas que o acampamento nocturno só não se realizou mais vezes "porque não houve muita oportunidade". Mas deixou a promessa: "Ponderamos fazer mais vezes esta e outras iniciativas ao longo do ano."
Participantes
Desta vez, não havia mais espaços vagos no planetário e muitas pessoas ficaram em lista de espera. O participante mais velho já tinha ultrapassado há muito os 60 anos e o mais novo rondava os seis anos. Antes desta idade, poderá ser difícil às crianças apreciarem as actividades no planetário, mas a partir dos seis não há restrições.