A fortaleza erguida no século XVIII, na ponta setentrional de Arrecife, foi restaurada sem mudanças estruturais, de forma a albergar o Museu Internacional de Arte Contemporânea. Como construção defensiva é banal, a colecção centrada em artistas canários do último meio século também não é nada de especial.
Mas vem com um brinde que só por si justifica o incómodo: na base da fortaleza, César fez construir outro restaurante envidraçado, desta feita aberto sobre o cais, cheio de pormenores deliciosos, como as molduras da garrafeira em pedra vulcânica e as janelinhas em ferradura que deixam ver o Atlântico sobre as sanitas.
Jardin de Cactus Guatiza, 1990
Mais de dez mil exemplares de cerca de 1500 espécies, procedentes das Américas, de Madagáscar e das próprias ilhas Canárias, uma das melhores colecções de cactos do mundo. Se o ramalhete de plantas espinhosas é excepcional, mais ainda é o modo como são exibidas. O jardim fica na ponta norte da pequena povoação de Guatiza, tradicionalmente a "capital" da plantação de cactos em Lanzarote.
Hoje mesmo 120 hectares permanecem reservados à cultura da espécie Tunera, favorável ao crescimento de besouros antes empregados como tintas naturais (quem fizer a excursão organizada irá com certeza assistir à exemplificação dessa técnica ancestral). O jardim aparece então como um prolongamento natural da paisagem envolvente, mas ao mesmo tempo como algo de completamente diferente, uma vez que a colecção de cactos se encontra semeada numa antiga pedreira, reconvertida numa arena em terraços concêntricos.
Mais parece um museu-labirinto ao ar livre, uma encenação que emprega os prodígios da natureza para compor uma experiência fantasista. Uma sensação de irrealidade desde logo sugerida pelo cacto metálico verde de 8 metros de altura, que guarda o parque de estacionamento.
Cueva de los Verdes Haria, 1964 e Lagomar Nazaret, 1972
Os grandes artistas contam sempre ou quase com colaboradores preciosos, que em geral acabam esquecidos ou relegados para segundo plano. É o caso de Jesús Soto (1929-2003) nesta história de reinvenção de Lanzarote. Jesús também não era arquitecto, mas electricista de formação, entretanto promovido a "maestro artístico" pelo Cabildo da ilha. Nessa qualidade foi chamado a participar em projectos como o Mirador del Rio, o Monumento al Campesino e o Parque de Timanfaya. Ele próprio assinou outros projectos, como sejam as intervenções em Cueva de los Verdes e Lagomar, ambos claramente influenciados por Manrique. Comungam, para além disso, de uma mais-valia difícil de descrever, que talvez se possa aproximar dos espectáculos de magia.
Mágica é, por certo, a experiência que oferece a visita à Cueva de Los Verdes, gruta vulcânica resultante da mesma erupção do Vulcão de la Corona que produziu os Jameos del Mar, cerca de um quilómetro mais abaixo. Mas enquanto estas grutas mais próximas do mar foram largamente alteradas segundo os planos de Manrique, na Cueva de Los Verdes não se partiu pedra, inclusive obrigando os visitantes a andarem de gatas. A intervenção de Soto 'resumiu-se' a iluminar dramaticamente cerca de um quilómetro e meio do tubo de lava, que no total conta cerca de seis quilómetros de comprimento.