Fugas - viagens

Paulo Pimenta

Continuação: página 3 de 3

Uma mata de árvores, monges escondidos e mistérios insondáveis

Erguido entre 1620 e 1690, inclui não só um deserto, que designava o conjunto formado pelo convento e pelas ermidas de habitação, como também um Sacromonte, constituído por pequenos edifícios e ermidas que são "como que um 'parque temático' cristão, simbolizando a cidade de Jerusalém, palco do martírio de Cristo", escreve o também docente de arquitectura da Universidade de Coimbra. Mas nem só a arte nos remete para a Palestina longínqua e para os tempos, "mais longínquos ainda, das origens do cristianismo".

"Todo o Buçaco, das pedras às árvores, é uma invocação da Jerusalém bíblica".

Apesar de antes dos frades carmelitas descalços se terem instalado no Buçaco a serra pertencer ao Mosteiro dos Beneditinos da Vacariça, situado a cinco quilómetros, a identidade da mata está sobretudo ligada aos carmelitas. A 3 de Abril, dia marcado para o passeio Pelos Passos da Via Sacra, poderá descobrir mais sobre esta "paisagem sagrada", percorrendo a via que representa, através de capelas e de figuras, os passos de Cristo, tal como em Jerusalém.

Estamos num "bosque sagrado". Aliás, algumas teorias defendem que o nome Buçaco poderá ter origem nas expressões "bosque sagrado" ou "bosque sacro". São hipóteses. Ali quase tudo é mistério.

Informações

As diferentes visitas temáticas realizam-se, entre Março e Dezembro, no primeiro domingo de cada mês. O número de participantes de cada percurso é limitado a 25 pessoas, podendo haver desdobramento das visitas caso a procura o justifique.

Os percursos são pedestres e orientados por especialistas.

Dirigido ao público em geral, o programa de animação pode ser feito em família. Segundo a Fundação Mata do Buçaco, que organiza a iniciativa em parceria com a empresa Desafio das Letras, trata-se de um "programa de interpretação e lazer, que não exige um esforço físico elevado e que pretende, sobretudo, promover a troca de conhecimento e informação".

Inscrições e preços

Email: domingosnamata@fmb.pt Telemóvel: 931147020 ou 939200733 Preços: 15€ por adulto e 5€ por criança até aos doze anos (já inclui o pagamento de 5 euros para entrar com carro na mata) A inscrição deve ser feita previamente, até à sexta-feira anterior. O pagamento é efectuado através de transferência bancária.

O que levar

Calçado confortável, água, máquina fotográfica e algo para petiscar durante o percurso.

Como ir

Para quem vem do Norte ou do Sul, o caminho mais rápido para chegar à Mata Nacional do Buçaco é através da A1. Deve sair em Anadia/ Cantanhede/Mealhada e, depois, seguir através da EN234 até ao cimo da Serra. A partir de Coimbra ou do Porto também é possível utilizar o IC2 e, na Mealhada, cortar para a EN234. 

--%>