Vinhos
- 23
- /
- 98
-
Miguel Louro, um produtor sem medo de errar
Polémico, irascível, avesso a normas e sem medo das palavras, o produtor alentejano Miguel Louro encara o vinho como um desafio permanente. Agora, pegou em quatro erros cometidos na sua adega para fazer quatro vinhos fora da norma. Uma missão com a marca de um iconoclasta.
-
Como Margarida Cabaço pôs o seu vinho entre os 22 melhores do mundo
“Aprendi a fazer vinho como aprendi a cozinhar, provando e misturando”, diz-nos Margarida Cabaço que, depois de abrir o restaurante São Rosas em Estremoz, produziu, segundo a revista Wine Enthusiast, o 22.º melhor vinho do mundo.
-
Os "blancs de noir" da Bairrada à procura de um palco internacional
Após mais de um século a produzir espumantes, a região da Bairrada decidiu apostar na sua casta mais consagrada para lançar um projecto inovador. O projecto Baga Bairrada quer levar ao mundo um espumante especial e diferente.
-
Uma vitória do novo Alentejo junto ao mar
O painel de provas da Fugas regressou aos vinhos brancos com o desafio de se pronunciar sobre um lote de dez vinhos que exprimem a diversidade regional, as castas e as principais opções da enologia actual. No final, ganhou um Cortes de Cima que nasceu perto das praias do Alentejo.
-
Os vinhos estão a ficar menos alcoólicos, mas a crítica continua a querer embebedar-nos
Os críticos pontuam melhor os vinhos mais alcoólicos, a tendência de consumo é para vinhos com menos álcool. Em Portugal, o dilema continua por resolver.
-
Promessa cumprida: Um ramo dos Ferreira voltou a ser duriense
A saga do trineto de Dona Antónia Adelaide Ferreira desde que visitou o Vale Meão aos sete anos até que ficou dono da quinta e senhor de um dos mais bem- -sucedidos projectos do Douro contemporâneo. Uma história que deu um livro assinado pelo personagem principal: Francisco Olazabal.
-
A vinha de Rogério de Castro também é um campo de ensaios
Rogério de Castro é um dos mais conceituados cientistas portugueses no estudo da viticultura. Mas é também produtor na região dos Vinhos Verdes. Na sua Quinta de Lourosa ele e a sua filha Joana combinam o prazer da experimentação com o negócio. O Arinto que se desenvolveu ali está na base de um vinho que vale a pena conhecer.
-
Os vinhos naturais estão aí e não são uma moda passageira
Parece haver cada vez mais mercado para brancos e tintos feitos sem químicos desde a uva até à garrafa.
-
Há vida para lá da Touriga Nacional
Muitos produtores e enólogos começam a buscar a diferença noutras variedades para apresentar vinhos com grande qualidade e personalidade.
-
Senhor do Vinho: Depois dos Verdes e do Dão, Manuel Vieira promete “andar por aí”
Manuel Vieira é o “Senhor do Vinho” desta edição especial da Fugas. Num texto escrito na primeira pessoa, o enólogo recorda o percurso que o levou à Ferreira e depois à Sogrape, o que lhe abriu as portas à descoberta de duas regiões em fase de construção e para as quais deu contributos decisivos.
- 23
- /
- 98