Vinhos
- 31
- /
- 98
-
Bussaco: Viagem pela história dos mais lendários vinhos secos portugueses
Os lendários vinhos do Bussaco estão quase a completar um século de história. Brancos e tintos, são vinhos que duram e que se distinguem por serem feitos com uvas do Dão e da Bairrada. Os melhores batem-se com os grandes do mundo.
-
Uma volta pelo novo mundo do vinho
A ciência, as mudanças climáticas e o sucessivo crescimento do mercado estão a abrir novas portas no planeta do vinho. De regiões antigas que a história congelou a novos actores, não faltam exemplos de que está na hora de acabar a divisão dos produtores entre os do Novo e do Velho Mundo e admitir a existência de um “novo” Novo Mundo.
-
De que falamos quando falamos de vinagres?
O de vinho é “o vinagre por excelência”. E se no passado todos os produtores de vinho o faziam, a tradição foi-se perdendo e só lentamente tem vindo a ser recuperada. Entretanto nascem outros produtos. A que saberá o vinagre de sidra com rosas da Madeira?
-
Os 'séniores' e os 'júniores' que estão a mudar a imagem do Dão
O cooperativismo imposto por Salazar na segunda metade do século passado lançou o Dão numa crise profunda. Mas há ventos novos a soprarem na região. Protagonistas “séniores” e “júniores” estão a trazer o Dão e os seus fantásticos vinhos de novo para a ribalta.
-
E um tinto do Dão voltou a vencer as provas cegas da Fugas
Pelo segundo ano consecutivo, foi um Dão a vencer uma prova de vinhos tintos de diferentes zonas do país com preços entre os oito e os dez euros. Com comida ou a seco, o Fonte do Ouro de 2011 não deu hipótese à concorrência. O seu principal rival foi um surpreendente (ou não) tinto transmontano.
-
Quanto estão dispostos a pagar por uma garrafa de vinho?
Em Portugal, um vinho acima dos 30 ou 40 euros é considerado muito caro pela maioria dos consumidores. Mas, desenganemo-nos: só pagamos esse preço por vinhos de classe mundial porque no mercado externo a imagem de qualidade do vinho nacional ainda está em construção. Aqui ficam 12 provas para o confirmar.
-
Há sangue novo a puxar pelos Vinhos Verdes
Novas gerações, uma nova atitude na região e, sobretudo, vinhos que expressam a riqueza das castas e a variedade do território. As exportações não param de crescer e consomem já metade de toda a produção.
-
Os vinhos Barbeito estão na moda e a "culpa” é de Ricardo Diogo
Depois de quase falida no final da década de 1980, a empresa Vinhos Barbeito voltou de novo à ribalta, graças, sobretudo, à vertigem criadora de Ricardo Diogo, a nova estrela do vinho Madeira.
-
O exemplo Murganheira
Chegados à Murganheira, às famosas caves graníticas da Murganheira, é fácil ficar fascinado perante tamanha beleza numa feliz harmonia entre o que a natureza ofereceu e trabalho que o homem acrescentou.
-
Alentejo, terra plural
"O Alentejo oferece muitas esquinas, muitas personalidades e muitos feitios. Algumas dessas faces, as menos tradicionais, raramente estão representadas no estereótipo do Alentejo, um Alentejo diferente que se aparta dos chavões do costume". Crónica de Rui Falcão
- 31
- /
- 98