Vinhos
- 34
- /
- 98
-
As castas mais importantes, e muitas surpresas…
Como seria de esperar Portugal é de muito longe o país que ostenta maior dispersão e diversidade tanto em termos relativos como absolutos.
-
Estudo e empenho abnegado para o bem colectivo
Embora a afirmação possa ser passível de disputa, somos o segundo país do mundo mais rico no número de castas indígenas, o que apresenta maior diversidade natural, um país abençoado com castas únicas e exclusivas, inexistentes em qualquer outra parte do mundo.
-
Entrevista a Manuel Vieira
O primeiro vinho da Quinta dos Carvalhais, o Duque de Viseu, nasceu há 25 anos. Um pretexto para ouvirmos Manuel Vieira, o homem que ajudou a fazer desta propriedade da Sogrape uma referência no Dão e no país.
-
A Bairrada ataca de novo
A Bairrada é terra de grandes tintos, mas por muito que nos últimos anos a região se tenha rendido a novas devoções, a sua principal imagem de marca ainda é a arte dos espumantes.
-
Uma forma diferente de olhar para o vinho
Portugal é, indiscutivelmente, um dos países clássicos do mundo do vinho, um dos incontornáveis da história vínica, um dos países produtores mais antigos e com maior influência directa e indirecta na produção do vinho.
-
2015, mais um ano perfeito para os vinhos portugueses
Nas regiões do Douro e do Alentejo, onde a vindima vai adiantada, já se celebra mais uma colheita memorável. Nos Vinhos Verdes há quem fale em "vindima do século". Se o tempo continuar assim, 2015 promete ser um ano histórico para os vinhos portugueses.
-
Como se vende vinho português? Mostrando Portugal
Perto de 30 convidados, portugueses e estrangeiros, quatro dias a percorrer as maiores regiões vinícolas do país. A Lusovini, produtora e exportadora de vinho português, acredita que só assim se conquistam novos consumidores no mercado global: explicando o que são os vinhos verdes ou o que é leitão da Bairrada, mostrando a Biblioteca Joanina ou provando um Porto de 1910.
-
Onze dias para o Vinho do Porto seduzir a “sua” cidade
O vinho é do Porto, mas a cidade continua a viver alheada desta ligação. Para reforçar o vínculo entre as pessoas e um dos seus símbolos culturais e económicos, o sector lançou-se em onze dias de sedução.
-
Litígios, nomes e fronteiras
A velha Europa assenta a sua organização, produção e lógica vinhateira na defesa de nomes, na defesa de regiões, na sustentação do conceito de denominação de origem, nomes protegidos que definem e defendem o estilo muito particular de cada região.
-
A importância de um rótulo
O rótulo ajuda a vender. Esta é uma verdade insofismável de qualquer produto, uma verdade que é aplicável ao vinho de forma mais que directa.
- 34
- /
- 98