Vinhos
- 35
- /
- 98
-
Vinhas históricas
Seguimos pelo mês de Agosto, a época do ano que a maioria dos portugueses reserva para o período de férias, o que me impele a continuar a abordar temas mais ligeiros, pequenas e grandes histórias sobre o mundo do vinho, que é igualmente um mundo pejado de preconceitos e certezas absolutas, um mundo que gosta de preservar as suas histórias independentemente de as mesmas poderem apresentar qualquer fundamento… ou não.
-
Trivialidades, curiosidades e valorização da vinha
Chegados ao mês de Agosto, a época do ano que a maioria dos portugueses reserva para o retiro de férias, para o remanso e para os assuntos menos profundos, é hora de abordar temas mais leves e complacentes, curiosidades do mundo do vinho, que é igualmente um mundo pejado de tradições, um mundo que gosta de preservar as suas heranças e as suas histórias do passado.
-
Invicta celebra o Port Wine em Setembro
São 11 dias de festa para celebrar o ex-libris da cidade, com seminários, actividades especiais nas caves e refeições harmonizadas com vinho do Porto.
-
Vinhos que expressam “um lugar incrível e único” nas margens do Douro
A Quinta de La Rosa começou a produzir vinhos do Porto em 1815 e foi das primeiras quintas a engarrafar vinhos DOC na região. Mesmo brancos, que um consultor da Borgonha dizia que nunca poderiam ter grande qualidade. A realidade desmentiu-o e há que os provar para que não restem dúvidas.
-
Jaen e a Quinta das Maias
O mundo do vinho, o português em especial, gosta de criar certezas firmes e verdades absolutas. Gostamos de conhecer de antemão o que está correcto e o que é desacertado, o que se justifica e o que deve ser esquecido, mesmo que para o efeito não tenhamos qualquer prova documental que ajude a sustentar a decisão. Gostamos de formular teorias múltiplas e elaboradas, gostamos de construir especulações diversificadas mostrando convicções firmes e decididas… mesmo que as bases teóricas e práticas que fundamentam a teoria se revelem frágeis, mesmo que a base de amostragem se revele insuficiente, mesmo que as evidências de campo apontem para conclusões alternativas.
-
Vinho Verde
A região do Vinho Verde é indiscutivelmente uma das denominações mais originais do panorama vínico nacional e internacional, uma das poucas regiões capazes de produzir vinhos tão singulares que tornam a sua identificação num processo simples e natural.
-
Champanhe... e vinho do Porto
Crise? Isso não afecta as vendas de champanhe, em alto crescimento.
-
Como um tractor empurra a adega e a vinha
Com 2,5 hectares plantados, a Vinha das Virtudes é um minifúndio encaixado no Alentejo e orientado para a qualidade e baixas produções. Os vinhos querem ser a expressão das virtudes da região.
-
Vinho natural?
Ao contrário do que tantas vezes se repete com convicção e exaltação, o vinho não é um produto natural, pelo menos da forma como tantas vezes o entendemos e descrevemos. Talvez seja um pouco chocante, mas o vinho não é mais que uma etapa transitória na transformação do mosto em vinagre, uma fase efémera que implica manipulação e tomadas de decisão activas.
-
Alvarinhos de Monção e Melgaço querem mostrar que chegam "onde os outros não chegam"
Há festa do Alvarinho em Lisboa, no Parque das Nações, de 24 a 26 de Julho.
- 35
- /
- 98