Fugas - voltaaportugalem80dias

Continuação: página 3 de 3

O Algarve feito num oito

Da serra ao mar, o Algarve ainda não perdeu a sua identidade, anda é meio perdida, como todos nós.   

Guia prático

Onde ficar

Quinta da Fornalha
Uma casa no campo, como numa música de Elis Regina, tendo por companhia um gato residente e umas ovelhas badalando as horas, são o retiro ideal para nos entregarmos à preguiça como uma das belas artes e também para explorar toda a região do Baixo Guadiana, incluindo a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim em que a Quinta da Fornalha está parcialmente integrada, ali a três quilómetros do mar e da praia Verde. O projecto de turismo rural é uma das vertentes da empresa familiar que se dedica à agricultura biológica e a recuperar culturas tradicionais agrícolas da região.

Para alojamento, a Quinta da Fornalha oferece oito casas dispersas pelos montes e pomares circundantes. A nossa foi a Casa Amarela e dela guardaremos boas recordações.

Quinta da Fornalha
Castro Marim
Tel.: 281541733
Email: geral@quinta-da-fornalha.com
Preços a partir de 50 euros por casa (época baixa)

Pousada de Juventude de Alcoutim

Uma varanda sobre o Guadiana na mais extraordinária e cénica localização de todas as Pousadas de Juventude em que pernoitámos até ao momento. Este é o melhor cartão-de-visita da Pousada de Juventude de Alcoutim, pequena vila algarvia à beira Guadiana e com vista para Espanha. A pousada dispõe de alojamento em camarata, quartos múltiplos e duplos, com casa de banho privada ou partilhada, e oferece o melhor retiro possível depois de um dia na estrada a explorar a abrasiva serra do Caldeirão.

Pousada de Juventude de Alcoutim
Tel.: 281 546004
Email: alcoutim@movijovem.pt
www.pousadasjuventude.pt
Preços a partir dos 13 euros

Onde Comer

Casa Grande
É uma casa grande e com história, numa rua típica da vila do Ferragudo, que combina tapas e vinhos algarvios, música portuguesa e uma atmosfera calma e envolvente. Uma decoração que evoca a identidade algarvia sem cair na armadilha do very tipical para inglês ver. O enorme pátio, nas traseiras, é o local ideal para desfrutar dos petiscos e dos vinhos do Algarve, que surpreendem pela qualidade e originalidade, sobretudo se nos deixarmos guiar na escolha pelo simpático anfitrião. Recomendo os carapaus alimados, os queijos, as variadas conservas, os enchidos da serra de Monchique e por fim uma sinfonia de doces de figo. A Casa Grande é um pequeno santuário da identidade gastronómica e cultural algarvia que finta o modelo de restaurante para o “camone” e, só por isso, já vale a visita.

Casa Grande
Rua Vasco da Gama, 18, Ferragudo, Lagoa
Tel.: 914570363
Email: casagrande.ferragudo@gmail.com
Preços: Por 15 euros já se come e bebe bem

--%>