Fugas - voltaaportugalem80dias

  • As nuvens mais bonitas do país estão a 1993 metros de altura, no ponto mais elevado de Portugal continental — a Torre da serra da Estrela
    As nuvens mais bonitas do país estão a 1993 metros de altura, no ponto mais elevado de Portugal continental — a Torre da serra da Estrela

Continuação: página 3 de 4

Da Serra da Estrela ao Alto Douro Vinhateiro: Com os pés bem assentes na serra

Melhor que esta estrada, só mesmo a que fica exactamente na margem oposta e que nos leva do miradouro de São Leonardo de Galafura (onde Miguel Torga descobriu inspiração para um célebre poema, ali imortalizado na parede da capela) até Covelinhos e depois borda rio até à Régua, percorrendo os monumentais vales com anfiteatro de socalcos, onde a vinha ganha agora os tons vermelhos do Outono.

É uma estrada estreita, conforme nos tinha avisado a velhota no Café Jovem. Há locais onde apenas passa um carro, mas só mesmo de barco ou de comboio se poderá bater as vistas assombrosas desta estrada cénica com primeiro balcão sobre o rio.

Deixamos a Régua com um doce rebuçado na boca e subimos às encostas do Marão, onde as nuvens pairam como um manto diáfano de nevoeiro que nos faz sentir mais perto do céu. Tão perto como um tawny que bebemos, doce, na Pousada Barão de Forrester, em Alijó. Joseph James Forrester foi uma das figuras históricas do Douro, que organizou o comércio do Vinho do Porto e dele fez aguarelas e mapas.

Um Lord Byron dos socalcos, figura romântica e empreendedora que morreu tragicamente afogado no rio que tanto amou, num naufrágio no traiçoeiro Cachão da Valeira, que poupou a vida a Dona Antónia Ferreira, a lendária “Ferreirinha”, salva graças às saias de balão que lhe permitiram flutuar até à margem.

Mais do que as figuras históricas, as lendas ou os solares, o grande património do Douro foi esculpido ao longo de séculos por mãos e suor anónimo que do xisto fez berçário do precioso bacelo. O Douro vinhateiro é um dos maiores monumentos ao trabalho e à vontade indómita do homem. É sob este céu de nuvens viajantes que nos sentimos bem na terra que pisamos.

Guia prático

Onde dormir

Pousada de Juventude - Penhas da Saúde e Alijó

Desta vez ficámos numa das mais bonitas Pousadas de Juventude de Portugal, pela sua localização — a das Penhas da Saúde — e numa das mais modernas e bem estruturadas, a de Alijó. A Pousada de Juventude das Penhas da Saúde é uma das mais antigas, mas tem agora um novo edifício com quartos duplos e uma confortável sala de estar, ler e ver a vista, que é magnífica e se estende pela encosta da serra. Em Alijó, bem no centro desta simpática vila transmontana, respira-se modernidade e bem estar. Há, como de costume, quartos múltiplos e quartos duplos com casa de banho privada, cozinha comum e simpáticas salas de estar a conversar com os outros viajantes que por ali passam.

Pousada de Juventude das Penhas da Saúde
Tel.: 275 335 375 - Email: penhas@movijovem.pt

Pousada de Juventude de Alijó
Tel.: 259 949 068 - Email: alijo@movijovem.pt

www.pousadasjuventude.pt

O Zé já dormiu aqui
Casa de turismo de aldeia em Celeirós do Douro, perto de Vila Real. Uma casa que nos faz sentir em casa. Quatro quartos, uma sala ampla e confortável, cozinha equipada e, o melhor de tudo, uma varanda e jardim privativo com uma bela vista sobre o vale vinhateiro e a aldeia. No jardim podemos colher maçãs carnudas, figos temporões ou simplesmente ficar estendidos na rede a dormir uma sesta por baixo das maçãs de Newton. O soalho range delicadamente e a casa tem os objectos que são dela e das gerações da mesma família que ali viveu durante gerações. Beber um café e comer covilhetes (pastéis típicos de Vila Real) na varanda enquanto a chuva cai nas vinhas oferece um momento único de calma e paz no coração do Douro vinhateiro.

--%>