Fugas - voltaaportugalem80dias

De Montemor-o-Novo a Vila do Bispo: O chão que nós pisamos

Por Jorge Flores

Do convento da Salvação, em Montemor-o-Novo, à Vila do Bispo. Acabámos a quinta semana de estrada desta Volta a Portugal em 80 dias a espreitar o ponto mais a sul do país. Mas antes ainda pisámos chão alentejano e cantámos com a comunidade tailandesa na pequena aldeia de Brejão.

Dizem que todos se conhecem em Montemor-o-Novo. Não sei. Mas posso garantir que Susana Picanço conhece todos os montemorenses. Natural da cidade que abre as portas ao Alentejo e produtora de O Espaço do Tempo, o projecto de residências artísticas criado pelo bailarino e coreógrafo Rui Horta, Susana foi a primeira pessoa com quem falei, ainda por telefone, antes de chegar em Montemor-o-Novo. Atendeu ao segundo toque. Não apenas sabia quem eu era e o que andava a fazer juntamente com os meus companheiros de viagem (tem acompanhado a “Volta” na Fugas) como também o que pretendia. Sugeriu-me uma série de pontos de interesse. Todos certeiros.

Um restaurante? “O Monte Alentejano, da Dona Maria do Céu!”. Obrigado. “Uma loja de mel, interessa-te? Existe uma, a da Dona Custódia Leal”... Boa, obrigado. “E uma adega? Tens a Quinta da Plansel, da Dorina”. Impecável. Obrigado. “Para dormir’?”.
“Bom, para dormir tinha pensado ficar aí no Convento da Salvação, dentro do Castelo, onde vocês funcionam”, arrisquei.

Com um telefonema, Susana Picanço resolveu o assunto e quando estacionei o Citroën C4 Cactus em frente ao convento, já ela me esperava à porta e tinha reservado um quarto, entre os 13 existentes, e colado o meu nome na porta. A Rui Horta apanhei-o quase de saída, mas ainda a tempo de apresentar o espaço que criou há 15 anos. Na essência, a associação funciona como uma “incubadora” que apoia a “energia artística” das artes do palco, como o teatro e a dança. Os artistas podem ensaiar os seus trabalhos, frequentar seminários, obter formação e ajuda na sua divulgação internacional. “Somos um país periférico a uma escala europeia. Ninguém passa por Portugal, tem que se querer vir a Portugal”, adiantou Rui Horta.

A adaptação de O Espaço do Tempo à comunidade local foi “muito simples”, apesar de ter aterrado na cidade como uma espécie de “OVNI”. Nas ruas há quem não saiba bem o que faz Rui Horta, mas que reconheça a sua importância para a cidade. A provar esta ligação está uma foto tirada na Praça de Toiros de Montemor-o-Novo, onde 250 pessoas se perfilam, entre artistas residentes e o próprio Rui Horta. Um símbolo de unidade exposto ao longo do claustro. Susana Picanço não falhou um nome entre os fotografados.

De início ainda pensei entrevistar alguns artistas residentes, mas o facto é que não via nenhum. Uma residência caiu e outra não teve apoio e eis que acerto em cheio na única semana vazia da história de O Espaço do Tempo. Na semana seguinte, voltaria a encher e até Rui Horta regressaria com a sua equipa de 25 bailarinos para preparar o espectáculo Hierarquia das Nuvens. Mas naquela noite não, seria o silêncio, apenas perturbado pelo som dos meus passos nas escadas de madeira antiga.

Sozinho no convento

Reparei que passaria sozinho a noite no convento quando me vi com as chaves do quarto e da entrada principal na mão. Os meus companheiros de viagem andavam por outras paragens à procura de outras histórias. Ou seja, a noite seria apenas minha. Susana deixou-me uma garrafa de tinto Marquês de Montemor, da Quinta da Plansel, e disse-me que haveria pão fresco pela manhã na cozinha. E perguntou: “Não tens medo de ficar aqui sozinho?”. Mostrei-me bravo. “Não te preocupes, obrigado”. Ela: “Eu tinha!”. Porquê? “Não há fantasmas, não?”, questiono. Nada disso, ainda que haja quem diga que, em tempos, “foram encontradas ossadas de bebés na cave”. Desagradável, sim senhor. Mas o problema, acrescentou, eram as osgas. E as cobras. “Cobras?”, deixei escapar ligeiramente trémulo. “São cobras caseiras, mas tenho medo delas”. Fiquei a pensar um pouco. “Como caseiras?”...

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