Fugas - hotéis

Pelo sonho é que vamos

Por Rita Pimenta ,

Tem 72 quartos, 12 villas, campo de golfe, piscina atlântica, spa, jardins e um restaurante italiano. Hotel boutique de cinco estrelas, o Onyria Marinha já foi considerado o 3.º melhor do mundo (e o primeiro da Europa) nos Travelers Choice 2013 da TripAdvisor. Seguir os sonhos é o lema deste luxo da Quinta da Marinha.

Dar com o hotel não foi fácil. Era noite e as ruas pareciam todas iguais. Depois de algumas voltas escusadas pela Quinta da Marinha, ali estava o Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso. E é inesperado o que está para lá da fachada do hotel, desenhado pelo arquitecto João Paciência e pelo arquitecto paisagista Francisco Caldeira Cabral. Depois de se entrar, não apetece sair. Até porque há exteriores lá dentro.

"Todos os projectos Onyria valorizam o exterior, por isso se sente de imediato a força dos jardins. Isso também nos diferencia", disse Paulo Figueiredo, director do hotel, numa primeira visita da Fugas, em dia de muito sol, para uma experiência no spa. Mas hoje viemos para jantar e pernoitar.

Há quartos virados para o jardim interior e outros com vista sobre o campo de golfe. "Pensámos que haveria preferência pelos quartos virados para o green, mas verificámos o contrário." Da varanda, observa-se o que se vai passando no campo, e no terraço das quatro suítes pode desfrutar-se de um jacuzzi, assim o estado do tempo o permita. Do quarto escolhido para a Fugas, via-se o restaurante, o lobby, a recepção, o jardim interior, os lagos e ainda se conseguia vislumbrar a piscina atlântica. E muito céu.

Mas há outro tipo de alojamento no Onyria Marinha, as villas. "São casas em que se beneficia das comodidades do hotel, mas onde os hóspedes têm mais privacidade e autonomia." Os praticantes de golfe levantam-se muito cedo e deitam-se cedo também, desta forma ficam mais resguardados do movimento do hotel, explica o director.

A preferência dos franceses e ingleses vai para a "villa mais tradicional, muito british, com lareira", já os clientes "mais jovens, suecos, finlandeses ou russos escolhem asedition villas". Um T2 em que se reproduz o ambiente dos quartos do hotel: espaçosos, com a cor branca a predominar e mobiliário em madeira, de linhas direitas. As edition villas ficam junto ao Club House e dispõem de uma piscina exterior. Por perto, está o antigo pavilhão de caça do Rei D. Carlos, que já acolheu o restaurante Così fan Tutte.

A decoração de todos os espaços do hotel, onde se encontra pedra de diferentes texturas, anda à volta dos dourados suaves e dos tons ocre e acastanhados, numa intencional ligação à terra. E há luz natural abundante onde quer que se esteja.


Três prémios

Antes de ser considerado o terceiro melhor do mundo e o primeiro da Europa, segundo o Travelers Choice 2013, o Onyria já tinha recebido o prémio Golf Tourism Supplier of the Year 2012, atribuído pela associação internacional de operadores de golfe IAGTO e o de Qualidade do Serviço 2011, escolha do Turismo de Portugal, logo no ano de abertura. A distinção mais recente, da TripAdvisor, fez-se entre mais de 6 mil hotéis, de 82 países e nove regiões.

O director tentou explicar a razão de todo este sucesso. "Há vários factores. Desde logo, o processo de recrutamento, que foi inovador. Fizemos uma espécie de castingque teve à partida 700 candidatos. Desses, trouxemos durante dois dias 200. Houve um conjunto de provas que eles foram percorrendo, tipo [concurso] Ídolos." Previamente havia sido definido o perfil para cada uma das funções a que se candidatavam, mais baseado no carácter do que no desempenho técnico: "Espírito de equipa, disponibilidade, vontade de ser o melhor, ser genuíno, capacidade de liderança." Dessas 200 pessoas, escolheram 56 para a abertura do hotel.

Nome
Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso
Local
Cascais, Cascais, Quinta da Marinha - Rua do Clube
Telefone
214860150
Website
www.onyriamarinha.com
--%>